Maiores receios para se criar um podcast

4 setembro 2013 Por Thiago Miro
Maiores receios para se criar um podcast

Ter um podcast, mesmo que por brincadeira, acaba se tornando algo sério. Eu só percebi isso quando já tinha começado e em um certo ponto me confrontei com alguns receios, talvez paradigmas, para decidir se continuaria ou não.

Antes de começar a empreitada que é ter um podcast publicado regularmente, há uma série de itens (medos) que todos acabamos passando. Listarei alguns deles que consegui reunir com base em minha própria experiência e mostrarei é possível superá-los.



Não vale a pena o tempo gasto

Já começo com o maior dos problemas. O tempo gasto na produção de um podcast (para quem cuida do site e edita) acaba sendo longo demais e você tem que abrir mão de fazer outras coisas, como desistir de um cinema de vez em quando, deixar de sair alguns finais de semana etc.

O que se deve levar em consideração é se você gosta do que está fazendo. Considere como um hobbie que você tenha por vídeo game ou coleções em geral, eles tomam seu tempo, você investe dinheiro (bastante) nesses hobbies porque eles te satisfazem. Se você se satisfizer com o podcast, seu tempo não será gasto em vão. Se lá na frente não der certo, pelo menos terá valido a pena a experiência.

Eu não tenho conteúdo

Receios para cria um podcast

Para com isso! Todo mundo tem algo a dizer, temas não faltam a serem explorados na podosfera.

Pare e pense em que você é bom, o que você gostaria de falar. Música? Teatro? Viagens? Sempre a o que falar. Quer falar de cinema, jogos e quadrinhos? Você vai encontrar uma concorrência violenta, mas te incentivo a ir fundo.

Escolha boas pautas, tente não repetir temas que já foram demasiadamente explorados antes, prepare os episódios com máxima antecedência que certamente você terá conteúdo para apresentar. SEMPRE HÁ O QUE FALAR.

Pauta: Como criar e guiar seu podcast

Ninguém vai me ouvir

É possível, mas pouco provável.

Já tomei conhecimento de um único podcast que acabou por literalmente não conseguir qualquer ouvinte em mais de 20 episódios, mas no caso o podcaster não tinha o menor cuidado com a produção. Ele colheu o que plantou.

Minha dica é que aprenda a produzir um podcast antes de fazer como EU, que meti a cara às cegas e demorei muito tempo para conseguir firmar o Telhacast como um bom podcast. Procure criar um bom site, um bom layout, aprenda a editar, edite alguns papos antes de lançar o primeiro episódio e SOMENTE lance o primeiro episódio que você mesmo gostar dele.

A audiência será baixa no início, mas o tempo e o boca-a-boca trará novas pessoas.

Um coisa boa da podosfera geral, que difere e muito dos blogs, é que pouquíssima gente é mesquinha de links. Quando ouvimos algo que julgamos bom a gente divulga e ponto, sem pedir nada em troca.

As pessoas não vão gostar de mim

Forever Alone - receios criar podcastEste é um dos receios mais idiotas, mas acontece.

Muitas não vão mesmo, ainda mais se você for daqueles que reclamam em todos os episódios sobre coisas pessoais que não dizem respeito aos ouvintes.

É impossível agradar a gregos e troianos. Em minha experiência com o Telhacast, já recebi e-mails e comentários de pessoas que acharam alguns episódio os melhores que já ouviram na vida, assim como, tiveram pessoas que julgaram-no a pior coisa já feita. Isso mesmo: extremos. Do elogio máximo a crítica mais pesada. Isso nunca me abalou, pelo contrário faz com que meu ego seja alimentado ao passo que mantém meu pé no chão e me faça melhorar para atingir o máximo de pessoas, isso sem perder a identidade do projeto.

Nem todo mundo vai gostar, vai caber a você suportar as críticas e tirar algo bom delas.

O maior dos receios: É muito difícil

Principalmente no início, quando você está aprendendo tudo e acaba dependendo da boa vontade de quem já está há mais tempo lhe dar as dicas do que fazer para tornar o processo mais simples.

Difícil é, se fosse fácil não teria graça. Publicar o episódio e ver as pessoas acessando, baixando, compartilhando etc. É fantástico.

Tutorial: Como criar um podcast

Custa muito caro

Não existe almoço grátis.

É possível fazer um bom podcast de graça? Sim, é possível. Mas se você quiser um bom servidor para colocar seus episódios, se quiser um site “bonitão”, você vai ter investir em hospedagem. Quer um áudio legal, parecido com aquele do podcast que você gosta? Você vai ter que gastar com fones e microfones de boa qualidade. Pesquise os melhores preços e invista.

O receio mais comum: Eu odeio o som da minha voz

É sério isso?

Me faltam dedos nas mãos e nos pés para contar a infinidade de podcasters com vozes horríveis (inclusive eu).

Até hoje em dia, quando estou editando, me incomodo com minha própria voz, mas acabo deixando de lado. Isso não é fator de qualidade, vide os grandes podcasts cearenses Rapaduracast e Azilacast com seus participantes que jamais seriam locutores de rádio.

Fique tranquilo, ninguém vai deixar de lhe ouvir por que sua voz parece a do Bob Esponja. 😉



Você concorda com todos os receios listados? Quer acrescentar mais algum? Comenta aí.

Euler ETI Euler ETI