O site para seu podcast

Com base em perguntas enviadas por ouvintes que estão no processo de se tornarem podcasters e não conhecem o processo para se ter um site, darei aqui os passos a serem seguidos até ter seu site no ar.

Em nosso Tutorial Como Criar um Podcast já temos uma sessão sobre a parte do site, mas aqui procurarei ser mais especí­fico. Vamos lá.

1. Nome do site

Ao escolher o nome do site procure criar algo fácil de decorar, fácil de escrever, preferencial algo que você não precise soletrar sempre (como WeRGeeks, que mudou para RedeGeek).

Leve em conta também um nome que ao ser buscado no Google não se confunda com outros produtos já existente ou provavelmente seu site não será encontrado.

2. Domí­nio

Escolheu o nome? Vamos agora comprar o domí­nio do seu site.

Para contratar um domí­nio você irá acessar o RegistroBR, o órgío brasileiro responsável por registrar todos os endereços com extensão .com.br. Lá você criar uma conta e pesquisará pelo nome que você escolheu. Agora é torcer para que o mesmo ainda esteja disponí­vel. Caso contrário, volte para o passo 1.

É possí­vel você contratar um domí­nio com outras extensões como .com, .net etc., mas nesse caso eu não tenho um órgío especí­fico para indicar. Cada empresa tem sua polí­tica e seu valor próprio para isso.

Um domí­nio .com.br contratado pelo RegistroBR é pago anualmente pelo valor de R$30, podendo ser reservado por até 10 anos (quanto mais longo o prazo, maior o desconto na contratação).

Esse passo te dará apenas um endereço na web, seu site ainda não existe.

3. Hospedagem

Seu site entrará em vigor após a contratação de um bom site de hospedagem. Eu tenho que contratar uma hospedagem? Sim, se você quiser um resultado final de boa qualidade. Plataformas gratuitas são muito limitadas. Em uma hospedagem própria, o único limite é sua criatividade.

Para contratar uma hospedagem acesse a Euler Soluções em Internet. A Euler é usada pelo Mundo Podcast há mais de dois. O suporte é de excelente qualidade.

Você irá acessar o site e clicar em “Hospedagem de Sites”. Como você é iniciante, o plano básico (Begginer), é mais que suficiente para você. Clique em assinar.

Em seguida vá digitando os dados pedidos para finalizar a contratação do serviço (entre os dados, o domí­nio que você contratou). Ao finalizar a contratação e seu pagamento ser confirmado, você receberá um e-mail com seus dados da hospedagem como endereço de IP, endereço FTP, nomes DNS (nameservers), painel de controle (cPanel), e-mails, dentre outros dados.

Domí­nio [2]

Volte ao RegistroBR, clique em seu domí­nio, depois clique em alterar servidores DNS e coloque os que você recebeu por e-mail. Pronto. Aguarde até 24 para que esta alteração se propague.

Agora seu site existe. Não tem nada, nem layout, mas ele existe.

Gerenciador de Conteúdo

Apenas ter o domí­nio e a hospedagem não é o suficiente para começar a publicar, você precisará ter um gerenciador de conteúdo, mais conhecido como CMS (Content Management System).

Logo do WordPress - Um W branco dentro de um cí­rculo azul. Muito parecido com o logo da VolkswagenO adequado para publicação de podcasts é o WordPress, o mais popular de todos e com as melhores ferramentas para facilitar a publicação e geração dos feeds do seu programa.

A instalação do WordPress requer um processo simples. Facilmente se encontra como fazê-lo no Google. Mas garanto que se você precisar, o suporte da Euler instala para você sem problemas.

Feita a instalação, agora sim você pode começar a publicar. Ao acessar seu domí­nio você já visualizará o layout padrío do WordPress.

Layout

Existem centenas de layouts gratuitos no diretório oficial do WordPress. Existem layouts pagos incrí­veis em sites como ThemeForest e EllegantThemes. Aqui no Mundo Podcast também temos um post com temas de WordPress feitos especificamente para podcasters.

Se nenhum layout for do seu agrado, você precisará contratar um programador para criar seu site a seu gosto. Este é um serviço que eu mesmo forneço através deste formulário.

IMPORTANTE:NÃO INSTALE TEMAS PIRATAS. Temas piratas costumam ter brechas criadas para seu site ou servidor ser invadido. Não pense que não acontecerá com você só porque o site é pequeno. Não é seu site o objeto de interesse, é a máquina em que ele está instalado para ser usada para enviar spans ou usá-la como zumbi.

Plugins

O plugin é como um programa em seu computador, ele vai adicionar uma funcionalidade ao sistema. Para podcasts o indicado é o Powerpress, um gerenciador de podcasts muito eficaz e completo.

 

Tem dúvidas, pergunta aí­ nos comentários.

About the Author
Criador curioso de sites, editor mais curioso ainda de podcasts. Viciado em séries e podcasts. Leitor nato e aspirante a cientista da computação.