Como subir episódios via FTP

7 Março 2014 Por Thiago Miro
Como subir episódios via FTP

Hoje vamos aprender a fazer o upload do arquivo de áudio via FTP para o servidor e como pegar o link direto para a futura publicação como podcast.

O que é FTP?

Desde os primórdios da Internet, o FTP é o responsável por enviar arquivos para a web. Essa é uma forma prática e versátil de transferência de arquivos, ela serve basicamente para que usuários possam enviar ou receber documentos por meio de um endereço no navegador ou um software instalado.

A transferência é feita entre um servidor e um cliente. A conexão é sempre autenticada por um nome de usuário e servidor em um determinado endereço de IP. Normalmente, o FTP é bastante útil para pessoas que possuem discos virtuais na rede e para quem criou um site e tem um sistema de hospedagem.

Fonte: Wikipedia

E eu adiciono, perfeito para quem publica podcasts.

Como funciona o FTP?

Esquema do FTP: Você, em seu PC, envia o arquivo para o servidor. Este arquivo agora pode ser disponibilizado para usuários em qualquer lugar e dispositivo com acesso a internet.

Esquema do FTP: Você, em seu PC, envia o arquivo para o servidor. Este arquivo agora pode ser disponibilizado para usuários em qualquer lugar e dispositivo com acesso a internet.

Como subir os arquivo via FTP?

Primeiramente você precisará de um cliente FTP. Isso significa que será necessário um programa para realizar o acesso ao servidor através do protocolo ftp://. O cliente mais usado dentre os existentes é o FileZilla, para baixá-lo gratuitamente clique AQUI. Para conferir outros clientes entre gratuitos e pagos clique AQUI.

Após baixar o cliente FTP, instale no computador, abra-o e vamos aos passos.

1º Passo – usuário e senha

Você deve ter em mãos os dados de acesso ao servidor. Geralmente, no momento da contratação da hospedagem, você recebe um senha de acesso ao painel de controle (cPanel ou outro). O usuário e senha do cPanel podem ser usados nesse caso.

No canto superior esquerdo do FileZilla digite o endereço do site SEM ESQUECER de colocar o protocolo FTP em “Host”, o nome de usuário em “Nome de usuário e a senha em “Senha”.

painel do filezilla para colocar host, usuário e senha

Painel do Filezilla para colocar host, usuário e senha

Clique em Conexão Rápida. Pronto, agora você está conectado ao servidor.

2º Passo – criando um diretório para os episódios

Primeiramente localize a pasta public_html. Todo o conteúdo do site disponível para o público deve estar dentro desta pasta.

Dentro da pasta public_html clique com o botão direito do mouse e crie uma pasta com o título de sua preferência, “podcast” por exemplo. ATENTE para o uso apenas de caracteres minúsculos e sem acentuação. Caso tenha mais de uma palavra, separe-as com um traço ( – ) ou uma sublinha ( _ ).

3º Passo – transferindo os episódios

Do lado esquerdo do FileZilla abra a pasta onde estão os episódios, do lado esquerdo abra a pasta para onde os episódios serão enviados. Clique com o botão direito no arquivo a ser transferido e clique em upload.

Esquema de transferência de arquivo via Filezilla

Esquema de transferência de arquivo via Filezilla

Transferência de arquivo em andamento

Transferência de arquivo em andamento

4º Passo – Pegando o link do arquivo

Para pegar o link do arquivo junte os elementos a seguir: Site + Diretório + nome do arquivo + formato.

  • Site: http://site.com.br/
  • Diretório: /podcast/
  • Nome do arquivo: episodio-1
  • Formato: .mp3

O link do arquivo será: http://site.com.br/podcast/episodio-1.mp3


Restou alguma dúvida? Pergunta aí nos comentários.  😎