Termos podcastais - Fique por dentro! - Mundo Podcast 

Termos podcastais – Fique por dentro!

23 novembro 2013 Por Thiago Miro
Termos podcastais – Fique por dentro!

Este é um artigo destinado aos novatos na mí­dia podcast seja ouvinte ou produtor. Para nío ficar por fora dos “paranauês” quando estiver ouvindo ou conversando sobre podcasts veja alguns termos podcastais mais usados nessa mí­dia linda de meu God.

Termos podcastais

Podcasting – Forma de transmissío de arquivos de mí­dia pela internet que permite que um ouvinte seja notificado das atualizações e faça o download do arquivo, automaticamente, sem necessidade de -œir- até ao arquivo.

Podcast – Nome dado ao conteúdo transmitido via podcasting, geralmente aplicado a arquivos sonoros.

Podcaster – Pessoa que produz um podcast.

Podosfera – Nome que se dá ao universo que engloba podcasts e podcasters.

Podsafe – Expressío utilizada para categorizar músicas gratuitas para distribuiçío via podcasting. Nío há uma legislaçío de direitos autorais especí­fica para podcasts.

iPod – Tocador portátil de MP3 fabricado pela Apple. Apesar de emprestarem seu nome do aparelho dessa marca, podcasts podem ser ouvidos em quaisquer tocadores de MP3.

Feed – Endereço que se adiciona no agregador de mí­dia (ou ao player iTunes, que já tem um agregador) para fazer a assinatura de um podcast. É este endereço que informa onde o agregador deve checar pelas atualizações do programa.

Agregador de feed – Programa utilizado para verificar as atualizações e baixar os podcasts para um computador.

XML – Abreviaçío de -œextensible markup language-. Linguagem de programaçío de páginas na internet que permite uma maior personalizaçío na forma de organizar e apresentar as informações.

RSS – Abreviaçío de -œrich site sumary-. Formato de arquivo XML que permite que um programa acesse informações de diversos sites e reconheça os conteúdos de interesse e os transfira (texto, áudio, ví­deo ou outro formato) para um computador sem que o usuário precise acessar o site em que estío esses conteúdos.


P.S: Este artigo nío é 100% original, li sobre há muito tempo e nío consegui encontrar novamente a referência.