Blubrry: como cadastrar e usar as estatí­sticas | Mundo Podcast 

Blubrry: cadastrar e usar as estatí­sticas

17 abril 2013 Por Thiago Miro
Blubrry: cadastrar e usar as estatí­sticas

O Blubrry é um servidor que fornece um dos sistemas de estatí­sticas para podcasting mais usado atualmente. Ele possui diversas vantagens e algumas desvantagens em relaçío aos seus concorrentes. Explicarei detalhadamente o que é, como usar e como extrair o melhor dele.

O que é o Blubrry?

Blubrry.com é uma comunidade de podcasting e diretório que dá aos podcasters o poder para ganhar dinheiro, obter estatí­sticas de audiência detalhadas e hospedagem de seus arquivos de áudio ou ví­deo. Se você é ou quer ser um produtor de podcast, Blubrry é sua interface de mí­dia digital.

Traduzindo:

O Blubrry fornece um sistema de estatí­sticas preciso e detalhado, além da possibilidade de hospedagem dos arquivos de áudio. Parte do serviço é grátis, algumas funções sío pagas.

Nío é necessário usar o plugin Powerpress para usar tudo o que o Blubrry oferece.

Como usar o Blubrry e suas estatí­sticas

Primeiramente, preciso esclarecer que o sistema de estatí­sticas do Blubrry possui uma versío gratuita e uma versío paga. A versío gratuita possui todas as funcionalidades da versío paga, apenas com a limitaçío de nío poder visualizar as estatí­sticas em tempo real.

1º Passo – Criar uma conta

Para criar uma conta, acesse www.blubrry.com e clique em “create account” no canto superior direito da tela.

Tutorial: Blubrry e Powerpress


Na página seguinte, digite seus dados e clique em “Sign Up” ou use sua conta do Google ou outros serviços como mostra a imagem abaixo:

Tutorial: Blubrry e Powerpress


Acesse seu e-mail, abra a mensagem do Blubrry e confirme sua inscriçío.

Tutorial: Blubrry e Powerpress

2º Passo – Adicionando seu podcast ao sistema

Volte ao www.blubrry.com, clique em “sign in” no canto superior direto, faça o login com seu e-mail e senha. Feito isto, clique em “manage account” também localizado no canto superior direito.

Na tela seguinte, clique “Add your Podcast Now!” no lado direito.

Tutorial: Blubrry e Powerpress


Agora, você precisará digitar os dados do seu podcast. Coloque o tí­tulo, o program keyword*, escolha a categoria, coloque o link do feed** e digite a URL do site.

*program keyword: esta a chave que será usada para rastreamento das estatí­sticas do seu podcast, procure usar o nome do seu podcast. Caso já esteja sendo usado, tente colocar algo relacionado ao site.

**O feed precisa ter pelo menos um podcast lançado.

-> Como criar um Feed Manual
-> Como criar um feed automático

Marque a opçío “I agree to the terms and conditions” e clique em “Submit”. Seu podcast foi adicionado

Tutorial: Blubrry e Powerpress


3º Passo – Ativando as Estatí­sticas

No canto direito superior, clique em “manage account”, você verá vários menus que serío explicados mais tarde, neste momento você passará o mouse sobre o menu measure e clicará em media statistics.

Na próxima página, você verá um texto sobre as estatí­sticas do Blubrry, desça até o fim, marque caixa com a opçío “I agree to the terms and conditions” e clique em “Enable Free Statistics“. Suas estatí­sticas estío ativadas.

A página seguinte é a página onde você verá as estatí­sticas de sua audiência.

4º Passo – Usando o link de rastreamento

Inicialmente, você verá todas as estatí­sticas zeradas. Do lado direito, clique em “Getting Started” como mostra a imagem abaixo.

Tutorial: Blubrry e Powerpress


Na página seguinte, você verá a seguinte situaçío logo no iní­cio:

Tutorial: Blubrry e Powerpress

Em destaque, esta URL será usada para rastrear e contar seus downloads tanto por feed, site ou “plays” na página. Na mesma página há uma explicaçío sobre como usar esta funçío, mas colocarei aqui de forma mais clara usando o próprio telhacast como exemplo:

  • A URL de redirecionamento do Telhacast é: http://media.blubrry.com/pods/
  • O link do arquivo de mp3: http://copy.com/DWhVXLooaYBulyQ1/telhacast-069-valor-da-vida.mp3

Para que os downloads do arquivo MP3 sejam contabilizados, você deve unir estas duas URLs em um único link:

http://media.blubrry.com/pods/copy.com/DWhVXLooaYBulyQ1/telhacast-069-valor-da-vida.mp3

Perceba que eu retirei o http:// do arquivo MP3 e colei o resto do link logo após o link de redirecionamento do Blubrry. Pronto! Você pode disponibilizar este link para download, eles serío registrados sempre que houver uma requisiçío do arquivo.

Analisando as estatí­sticas

As estatí­sticas do plano gratuito do Blubrry atualizam a cada 24 horas, geralmente í s 8h da manhí. Para visualizá-las, basta clicar novamente em “measure >> media statistics”.

Abaixo haverá um número informando o total de downloads (soma de todos os episódios) e uma lista como todos os episódios que já foram baixados seguidos do número individual de downloads totais e únicos. Para ver com detalhes, basta clicar em qualquer um dos episódios para ter acesso aos detalhes:

  • Forma de download
  • Sistema operacional
  • Navegador ou agregador usado
  • Paí­s de origem

Nío é preciso ficar neurótico analisando cada detalhe, mas é bom para tomar conhecimento se seu público baixa os episódios no site, se usam feed, se ouvem online etc.

Estes detalhes estío disponí­veis para episódios individuais e para o total. Aconselho a clicar em todos as opções para aprender e tirar o máximo de informações do sistema.



Explicando outras funções e menus do blubrry

Logo acima do menu lateral direito há ainda outras opções:

Refresh Stats

Disponí­vel apenas para contas pagas. O usuário pode visualizar as estatí­sticas em tempo real.

Print e PDF

Opçío para exportaçío de suas estatí­sticas (disponí­vel para usuários com conta gratuita).

Settings

Você pode alterar algumas configurações do podcast e ativar o recebimento de um report semanal de downloads em seu e-mail. Contas pagas têm direito a um report diário. O sistema pago de estatí­sticas custa U$5 mensais.

Os outros menus do site sío relacionados a quem usa a hospedagem do blubrry.


Hospedagem no Blubrry

Caso deseja hospedar seu podcast no Blubrry, acesse www.secure.blubrry.com/order.php e leia com atençío as opções.

Primeiramente, marque SIM ou NíƒO se o seu podcast já usa as estatí­sticas do Blubrry. Depois, marque a caixa dos serviços que deseja contratar:  Estatí­sticas Premium e Media Hosting.

Blubrry e Powerpress : Tutorial

Selecione o tipo de plano que deseja e qual podcast, dentre os cadastrados (caso tenha mais de um), você deseja hospedar nos servidores do Blubrry.

Explicando que “100MB monthly storage” nío significa 100MB disponí­veis para hospedagem, significa que mensalmente você pode fazer o upload de até 100MB de arquivos. A banda de tráfego é ilimitada.

Após escolher, clique em “Save & Checkout”. Nas telas seguintes, digite seus dados pessoais e dados para pagamento.

Em seu e-mail, você receberá dados para realizar o upload dos seus episódios.


Vantagens e desvantagens

A maior vantagem de usar este sistema de estatí­sticas é a sua precisío e quantidade de dados detalhados sobre sua audiência. Sua desvantagem é que por ser um serviço gratuito, é passí­vel de alteraçío ou mesmo cancelamento do serviço, os podcasters mais antigos podem relembrar do Mevio, um serviço de hospedagem e estatí­sticas gratuitos destinado a podcasts, que de um dia pro outro cancelou este tipo de serviço e deixou centenas de podcast sem seus episódio. Alguns casos, como o do podcast MDM, os arquivos e estatí­sticas de mais de 150 episódios foram perdidos. Por isso, sempre fico com um pé atrás quando uso um serviço gratuito.

Concluindo

Vale a pena usar o Blubrry. Todas as vantagens se sobressaem frente í s desvantagens, nenhum dos seus concorrentes tem um sistema tío preciso.