Blubrry: cadastrar e usar as estatísticas

17 abril 2013 Por Thiago Miro
Blubrry: cadastrar e usar as estatísticas

O Blubrry é um servidor que fornece um dos sistemas de estatísticas para podcasting mais usado atualmente. Ele possui diversas vantagens e algumas desvantagens em relação aos seus concorrentes. Explicarei detalhadamente o que é, como usar e como extrair o melhor dele.

O que é o Blubrry?

Blubrry.com é uma comunidade de podcasting e diretório que dá aos podcasters o poder para ganhar dinheiro, obter estatísticas de audiência detalhadas e hospedagem de seus arquivos de áudio ou vídeo. Se você é ou quer ser um produtor de podcast, Blubrry é sua interface de mídia digital.

Traduzindo:

O Blubrry fornece um sistema de estatísticas preciso e detalhado, além da possibilidade de hospedagem dos arquivos de áudio. Parte do serviço é grátis, algumas funções são pagas.

Não é necessário usar o plugin Powerpress para usar tudo o que o Blubrry oferece.

Como usar o Blubrry e suas estatísticas

Primeiramente, preciso esclarecer que o sistema de estatísticas do Blubrry possui uma versão gratuita e uma versão paga. A versão gratuita possui todas as funcionalidades da versão paga, apenas com a limitação de não poder visualizar as estatísticas em tempo real.

1º Passo – Criar uma conta

Para criar uma conta, acesse www.blubrry.com e clique em “create account” no canto superior direito da tela.

Tutorial: Blubrry e Powerpress


Na página seguinte, digite seus dados e clique em “Sign Up” ou use sua conta do Google ou outros serviços como mostra a imagem abaixo:

Tutorial: Blubrry e Powerpress


Acesse seu e-mail, abra a mensagem do Blubrry e confirme sua inscrição.

Tutorial: Blubrry e Powerpress

2º Passo – Adicionando seu podcast ao sistema

Volte ao www.blubrry.com, clique em “sign in” no canto superior direto, faça o login com seu e-mail e senha. Feito isto, clique em “manage account” também localizado no canto superior direito.

Na tela seguinte, clique “Add your Podcast Now!” no lado direito.

Tutorial: Blubrry e Powerpress


Agora, você precisará digitar os dados do seu podcast. Coloque o título, o program keyword*, escolha a categoria, coloque o link do feed** e digite a URL do site.

*program keyword: esta a chave que será usada para rastreamento das estatísticas do seu podcast, procure usar o nome do seu podcast. Caso já esteja sendo usado, tente colocar algo relacionado ao site.

**O feed precisa ter pelo menos um podcast lançado.

-> Como criar um Feed Manual
-> Como criar um feed automático

Marque a opção “I agree to the terms and conditions” e clique em “Submit”. Seu podcast foi adicionado

Tutorial: Blubrry e Powerpress


3º Passo – Ativando as Estatísticas

No canto direito superior, clique em “manage account”, você verá vários menus que serão explicados mais tarde, neste momento você passará o mouse sobre o menu measure e clicará em media statistics.

Na próxima página, você verá um texto sobre as estatísticas do Blubrry, desça até o fim, marque caixa com a opção “I agree to the terms and conditions” e clique em “Enable Free Statistics“. Suas estatísticas estão ativadas.

A página seguinte é a página onde você verá as estatísticas de sua audiência.

4º Passo – Usando o link de rastreamento

Inicialmente, você verá todas as estatísticas zeradas. Do lado direito, clique em “Getting Started” como mostra a imagem abaixo.

Tutorial: Blubrry e Powerpress


Na página seguinte, você verá a seguinte situação logo no início:

Tutorial: Blubrry e Powerpress

Em destaque, esta URL será usada para rastrear e contar seus downloads tanto por feed, site ou “plays” na página. Na mesma página há uma explicação sobre como usar esta função, mas colocarei aqui de forma mais clara usando o próprio telhacast como exemplo:

  • A URL de redirecionamento do Telhacast é: http://media.blubrry.com/pods/
  • O link do arquivo de mp3: http://copy.com/DWhVXLooaYBulyQ1/telhacast-069-valor-da-vida.mp3

Para que os downloads do arquivo MP3 sejam contabilizados, você deve unir estas duas URLs em um único link:

http://media.blubrry.com/pods/copy.com/DWhVXLooaYBulyQ1/telhacast-069-valor-da-vida.mp3

Perceba que eu retirei o http:// do arquivo MP3 e colei o resto do link logo após o link de redirecionamento do Blubrry. Pronto! Você pode disponibilizar este link para download, eles serão registrados sempre que houver uma requisição do arquivo.

Analisando as estatísticas

As estatísticas do plano gratuito do Blubrry atualizam a cada 24 horas, geralmente às 8h da manhã. Para visualizá-las, basta clicar novamente em “measure >> media statistics”.

Abaixo haverá um número informando o total de downloads (soma de todos os episódios) e uma lista como todos os episódios que já foram baixados seguidos do número individual de downloads totais e únicos. Para ver com detalhes, basta clicar em qualquer um dos episódios para ter acesso aos detalhes:

  • Forma de download
  • Sistema operacional
  • Navegador ou agregador usado
  • País de origem

Não é preciso ficar neurótico analisando cada detalhe, mas é bom para tomar conhecimento se seu público baixa os episódios no site, se usam feed, se ouvem online etc.

Estes detalhes estão disponíveis para episódios individuais e para o total. Aconselho a clicar em todos as opções para aprender e tirar o máximo de informações do sistema.



Explicando outras funções e menus do blubrry

Logo acima do menu lateral direito há ainda outras opções:

Refresh Stats

Disponível apenas para contas pagas. O usuário pode visualizar as estatísticas em tempo real.

Print e PDF

Opção para exportação de suas estatísticas (disponível para usuários com conta gratuita).

Settings

Você pode alterar algumas configurações do podcast e ativar o recebimento de um report semanal de downloads em seu e-mail. Contas pagas têm direito a um report diário. O sistema pago de estatísticas custa U$5 mensais.

Os outros menus do site são relacionados a quem usa a hospedagem do blubrry.


Hospedagem no Blubrry

Caso deseja hospedar seu podcast no Blubrry, acesse www.secure.blubrry.com/order.php e leia com atenção as opções.

Primeiramente, marque SIM ou NÃO se o seu podcast já usa as estatísticas do Blubrry. Depois, marque a caixa dos serviços que deseja contratar:  Estatísticas Premium e Media Hosting.

Blubrry e Powerpress : Tutorial

Selecione o tipo de plano que deseja e qual podcast, dentre os cadastrados (caso tenha mais de um), você deseja hospedar nos servidores do Blubrry.

Explicando que “100MB monthly storage” não significa 100MB disponíveis para hospedagem, significa que mensalmente você pode fazer o upload de até 100MB de arquivos. A banda de tráfego é ilimitada.

Após escolher, clique em “Save & Checkout”. Nas telas seguintes, digite seus dados pessoais e dados para pagamento.

Em seu e-mail, você receberá dados para realizar o upload dos seus episódios.


Vantagens e desvantagens

A maior vantagem de usar este sistema de estatísticas é a sua precisão e quantidade de dados detalhados sobre sua audiência. Sua desvantagem é que por ser um serviço gratuito, é passível de alteração ou mesmo cancelamento do serviço, os podcasters mais antigos podem relembrar do Mevio, um serviço de hospedagem e estatísticas gratuitos destinado a podcasts, que de um dia pro outro cancelou este tipo de serviço e deixou centenas de podcast sem seus episódio. Alguns casos, como o do podcast MDM, os arquivos e estatísticas de mais de 150 episódios foram perdidos. Por isso, sempre fico com um pé atrás quando uso um serviço gratuito.

Concluindo

Vale a pena usar o Blubrry. Todas as vantagens se sobressaem frente às desvantagens, nenhum dos seus concorrentes tem um sistema tão preciso.

Euler ETI Euler ETI