O que é um podcast de sucesso?

28 maio 2014 Por Thiago Miro
O que é um podcast de sucesso?

Me pergunto o que define um podcast de sucesso. Sempre vejo perguntas do tipo: “Minha audiência é tal, isso é bom/ruim, é alto/baixo?”. Boa parte das perguntas vem de produtores de podcasts com menos de um ano de experiência. Isso me passa a impressão de uma ansiedade muito grande por downloads absolutos. Então vamos a algumas considerações baseadas em experiência própria com o Telhacast.

Vamos refletir…

Sucesso com poucos downloads

Atualmente não considero mais números absolutos para definir a qualidade de um podcast. Com números absolutos você define apenas popularidade. Não irei citar, mas poderia falar de podcasts de altíssima qualidade de conteúdo, porém com média inferior a 500 downloads, número considero como mediano pelo Blubrry.

O que eu realmente considero hoje em dia é alcance. Se é difícil alcançar 1000 pessoas por episódios, imagine 1000 pessoas em um podcast sobre vinho, que tem um público enorme, mas que não é conhecido por ser consumidor de podcast. O podcast Dama do Vinho conseguiu isso com apenas 8 episódios lançados e me impressionou.

Conclusões eu tiro desse exemplo:

  • Este é um podcast com qualidade técnica, ou não teria tanta gente ouvindo regularmente.
  • Este é um podcast bem sucedido, pois atingiu uma número considerado alto de pessoas dentro de seu nicho.

Entende onde quero chegar? No meu ponto de vista, não é o número absoluto que importa para definir o sucesso de um podcast e sim o alcance/engajamento que você consegue dentro do seu nicho. Você se apresentar e dizer que seu podcast tem 10 mil downloads é lindo, mas se você for analisar, qual a relevância dessas 10 mil pessoas dentro do que você se propõe a fazer? Se você consegue um público absoluto grande e relevante, parabéns. Você chegou lá.

Telhacast

No início, cada episódio do Telhacast atingia no máximo 200 pessoas, hoje em dia atinge em média 4 mil pessoas em cerca de 15 dias após o seu lançamento. Esses 4 mil são nada se comparados as dezenas de milhares que alguns podcasts conseguem em apenas um dia. Mas eu fico chateado com isso? DE JEITO NENHUM.

Com apenas 4 mil pessoas ouvindo conseguimos a cada episódio um engajamento alto para a média que costumamos ver. Isso me deixa satisfeitíssimo, significa que estamos atingindo as pessoas certas para o nicho que escolhemos. E sim, considero o Telhacast um projeto de sucesso, dentro do sua temática.

Por isso, não se preocupe se seus números parecem baixos se comparados aos de outros podcasts. Possivelmente você tem um podcast com mais alcance que eles. Não desista de continuar produzindo apenas por conta de números de downloads.

Definição de sucesso

Esse texto foi a minha definição do que seria um podcast de sucesso, outras pessoas podem achar que o sucesso deve vir acompanhado, além do que falei, de monetização bem feita. Qual a sua definição para sucesso?


.

P.S: Apesar da ilustração exibir Davi x Golias, não tem nada a ver com disputas. Ela serve apenas para exemplificar que seus números apenas podem parecer pequenos. Sabe como é, hoje em dia é bom explicar tudo.

Euler ETI Euler ETI