Variação no número de assinantes do Feed

2 dezembro 2013 Por Thiago Miro
Variação no número de assinantes do Feed

Você, que tem um podcast e usa o Feedburner ou algum outro sistema para contabilizar a quantidade de assinantes do Feed, já se perguntou o porque o número de assinantes vária tanto todos os dias? Num dia está altíssimo e no dia seguinte diminui para metade do que tinha. Será que seus ouvintes lhe abandonaram, será que deletaram seu Feed de seus agregadores?

Não!

A explicação para essa variação é muito simples. O Feedburner, assim como outros sistemas, contabilizam apenas o número de pessoas que fizeram uma solicitação (checagem) no Feed nas últimas 24 horas.

Exemplificando: Eu uso o agregador ZiePod, ele está configurado para checar todos os Feed a cada 30 minutos, ou seja, minha assinatura estará contabilizada no Feed de todos os podcasts que assino todos os dias. Caso eu feche o agregador por mais de uma dia, sem realizar qualquer checagem, seu número de assinantes vai diminuir porque não serei contabilizado.

Homem cinza sem rosto apoiado num símbolo de feed. Variação diária do número de assinantes de feed

– Então não tem como ter um número preciso do número de assinantes?

Não tem como ter um número preciso em NADA na internet. Suponho que no dia seguinte após o lançamento de um episódio, onde todos que assinam vão checar para poder baixar, você poderá ter um número aproximado. Não deixe também de monitorar quantos downloads você costuma ter via Feed, isso também lhe traz um número aproximado de assinantes.

Euler ETI Euler ETI