Po(D)ema #107 – Ensaio espirita para crianças

3 março 2015 Por Mundo Podcast
Po(D)ema #107 – Ensaio espirita para crianças
  • Texto: Ensaio espirita para crianças
  • Autor: Igor Guedes
  • Interpretação: Igor Guedes (@professorigor)
  • Música: Not about you – Trilha do filme A Culpa é das Estrelas
  • Duração: 3min46s

Arte da vitrine: Rodrigo Sena

Igor Guedes - O Maior Revolucionário de todos os tempos

Ensaio espirita para crianças

Vocês sabiam que nosso corpo é composto de pecinhas bem pequeninas, tão pequeninas que só podem ser vistas em um microscópio? Essas pecinhas se chamam átomos. Tal como as pecinhas de lego elas foram montadas e desmontadas no decorrer de bilhões de anos. E é impressionante como essas pecinhas que fazem parte do nosso corpo podem ter estado em uma estrela, em um meteóro e até mesmo em um dinossauro.

Os átomos, a matéria é a mesma desde o início da criação, mas a combinação das peças se faz diferente sempre. Há algo em especial em nós. Os atomos do nosso corpo são diferentes dos que estão na pedra. Nós somos as únicas criaturas vivas que podem se perguntar: Por que estou aqui? Quem criou o Universo? e Será que vão reprisar o episódio de Chaves em Acapulco?

De onde vem essa capacidade especial? Vem de algo chamado espírito. E eu gostaria de mostrar pra vocês que nós não somos um corpo que tem um espirito, mas um espirito que tem um corpo.

Nosso espírito é como um fio de prata que une todos os átomos ao redor do nosso ser. Como um colar de pérolas.Quando ele se arrebenta todas as pérolas voltam para o fundo do mar, para o mundo. Mas o fio continua a existir.

Vocês acreditam nisso? É engraçado pois é uma coisa que não podemos tocar nem ver, mas podemos sentir. Certa vez, um cosmonauta russo gabou-se de ter ido ao espaço, ele conversava com um neurologista cristão, um homem que operava o cerebro das pessoas e acreditava em Cristo:

– Fui ao espaço e nunca vi um só espirito, nem anjos, nem mesmo Deus. Eles não existem.
O cirurgião meneou a cabeça e respondeu:
E eu já operei o cerebro das pessoas mais inteligentes da terra, mas nunca vi um só pensamento. Mas eles existem não existem?

Quantas cores vocês enxergam no Arco-Íris? Sete cores não é? Mas vocês sabiam que tudo que está abaixo do vermelho nós não enxergamos? Chama-se infravermelho. Essa e uma outra infinidade de cores existem abaixo do vermelho e detalhe, a cobra pode enxerga-la. Assim como existem uma outra infinidade de cores acima do violeta, que as abelhas podem enxergar, mas nós não.

Se há tantas cores, que estão aqui e agora, porque não podemos simplesmente que há um espirito dentro de nós, que nos faz sentir e amar ao outro de forma única.

Vocês crianças olham a criação de Deus com a magia e a alegria que ele deseja. Quem aqui já plantou um grão de feijão em um copo com algodão e água? E foi lindo não foi? Ver que de uma semente seca e sem vida pode nascer algo tão verdejante e que dá frutos e flores.

Eu não acredito que as crianças venham ao mundo para se tornarem adultos, pelo contrário, acho que nos tornamos adultos para que mais crianças possam nascer e recobrir a terra com o olhar infantil.

Vamos sentir Deus agora? Quero que todos se abracem.

Euler ETI Euler ETI