Permanecer comunicados com outras pessoas ou conectados na rede requer dar um uso diário ao celular, por isso é completamente natural que com o passar do tempo o dispositivo móvel apresente uma performance menor.
Geralmente o espaço na memória de armazenamento interno é reduzido porque aglomera muitos dados desnecessários, isso impede de baixar novas aplicações ou salvar conteúdo multimídia de interesse no Smartphone, além de causar que o telefone funcione lentamente.
Para remover completamente os dados armazenados na memória interna do dispositivo móvel é necessário fazer uma limpeza do armazenamento interno. Este conjunto de ações contribui para aumentar a capacidade e melhorar significativamente o desempenho do móvel.
Ao eliminar informação inútil da memória interna o celular terá maior capacidade de armazenamento e executará as diferentes funções de forma mais rápida e eficiente. Stanislav Kósarev, diretor do Instituto de Tecnologias da Informação do instituto russo Sinergía, apresentou algumas recomendações para otimizar o desempenho do dispositivo móvel.
Remover as aplicações
A Kósarev revelou que para otimizar o dispositivo os aplicativos com anúncios devem ser removidos, e aqueles que não são usados. Existem aplicações que ocupam muito espaço na memória operacional e fazem com que o telefone execute funções de forma mais lenta do que o normal.
Ao mesmo tempo, é conveniente desativar as atualizações automáticas para evitar a incorporação constante de dados adicionais que são salvos no armazenamento da memória interna.
O especialista em tecnologia móvel afirmou que “existe uma regra simples: se uma aplicação funciona sem falhas e não há mudanças significativas na atualização, não a descarregue”.
Excluir a memória cache
Todos os telefones avançados armazenam dados e arquivos temporários em a memória cache, para aumentar o desempenho, é recomendável excluí-los do menu de configurações, caso contrário muitas informações podem se acumular e exceder um gigabyte de armazenamento.
O especialista também argumenta que é conveniente utilizar cartões de memória de alta qualidade. Memórias adicionais de má qualidade podem fazer que o dispositivo funcione muito mais lentamente do que o esperado.
Desativar a geolocalização
Para evitar sobrecarregar o processador do dispositivo móvel é conveniente e oportuno desativar a geolocalização e a rede Wi-Fi.
Kósarev também referiu que se devem realizar ajustes no brilho da tela segundo o momento do dia para uma melhor visualização, e aumentar a autonomia dos móveis.
Se o brilho está muito alto todo o dia esgotará mais rápido a bateria, por isso o mais sensato é ativar o modo de poupança de energia para render ao máximo o celular.
Reiniciar o dispositivo móvel
Evgueni Chertok, supervisor do departamento de tecnologia da informação da Reksoft, recomenda reiniciar o dispositivo móvel a cada três meses para melhorar o desempenho, e não frequentemente como alguns usuários fazem.
O especialista disse que os smartphones são mais lentos por aplicativos baixados pelos usuários, e reiniciar é bastante útil depois de um tempo de uso para remover as falhas acumuladas.
Se você notar que os aplicativos apresentam erros, eles não abrem após o download ou o celular não é capaz de captar o sinal de Wi-Fi, então é hora de reiniciar o smartphone.
Caso contrário, se o dispositivo móvel funciona corretamente não é necessário reiniciar o celular, mas simplesmente remover as aplicações desnecessárias para evitar o desgaste da bateria e garantir a performance do celular.