Os melhores aplicativos para médicos são gratuitos

A revolução dos aplicativos móveis também atingiu o campo da saúde, criando um novo conceito no âmbito da saúde digital como o mHealth, ou mobile health. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o termo mHealth é definido como a prática da medicina e da saúde pública apoiada por dispositivos móveis, como smartphones, dispositivos de monitoramento de pacientes, assistentes digitais e outros dispositivos sem fio.

Dessa forma, dentro do mHealth, os aplicativos que visam cuidar da saúde e do bem-estar do paciente, bem como aquelas que otimizam e melhoram o serviço prestado pelo profissional de saúde, desempenham um papel fundamental.

Hoje em dia existem milhares de aplicativos relacionados à saúde, sendo que mais da metade deles visam a promoção de hábitos de vida saudáveis, com foco na promoção de uma alimentação balanceada ou aumento da atividade física. Uma porcentagem bem menor destes aplicativos é dedicada exclusivamente para os profissionais de saúde.

Levando em consideração o número de downloads, bem como as opiniões e avaliações, abaixo estão seis aplicativos gratuitos para médicos, profissionais da área e estudantes de medicina.

1. Medscape

Medscape é um dos guias digitais de medicamentos mais abrangentes do mundo. O aplicativo tem um banco de dados que integra mais de 8.500 medicamentos de marca privada e genéricos, bem como mais de mil remédios fitoterápicos e suplementos de venda livre.

Desta forma, os profissionais de saúde podem acessar de forma rápida e fácil uma infinidade de informações relacionadas à prescrição e segurança de medicamentos, além de partilhar dúvidas e experiências com a comunidade médica.

Disponível para iOS e Android.

2. MDCalc

Desde 2005, o MDCalc tem sido um dos aplicativos de referência médica mundial para a tomada de decisão clínica, bem como para a expansão e coesão do conhecimento médico. Também possui uma seção de notícias médicas, onde os profissionais de saúde podem acessar conteúdo atualizado e valioso sobre as últimas novidades da medicina.

MDCalc tem o apoio de uma grande comunidade médica, fornecendo acesso a mais de 270 ferramentas de decisão clínica, incluindo informações sobre 35 especialidades médicas, como cardiologia, medicina de emergência, cuidados intensivos, doenças infecciosas, medicina interna, cuidados primários, neurologia e muito mais. Por meio de artigos, conselhos e interpretações de diferentes especialistas médicos e acadêmicos, o profissional de saúde pode acessar rapidamente a informação clínica sobre uma determinada patologia, para adotar, no menor tempo possível, a melhor decisão quanto à obtenção de um diagnóstico e tratamento.

Disponível para iOS e Android

3. PEPID

Este aplicativo pode ser útil para enfermeiras, residentes, farmacêuticos, técnicos de emergência, pessoal de ambulância e até estudantes de medicina. O PEPID possui um verificador de sintomas que auxilia o usuário a identificar mais rapidamente a patologia do paciente e assim obter um diagnóstico rápido e preciso. Além disso, possui um filtro que indica possíveis interações medicamentosas e dá sugestões sobre sua dosagem.

A principal característica deste aplicativo é que inclui inúmeros vídeos de referência para a realização de determinados procedimentos clínicos e exames físicos, ideais para aqueles profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos e para os estudantes expandirem sua formação.

Disponível para iOS e Android.

4. Read by QxMD

O Read by QxMD é um aplicativo que visa fornecer aos profissionais de saúde um acesso rápido e fácil às últimas notícias da medicina. Foi desenvolvido como uma revista online onde o usuário pode ler e baixar estudos médicos, publicações e artigos sobre diversas especialidades. Além disso, possui um mecanismo de busca que permite filtrar as publicações sobre determinado assunto. Muitos dos artigos e pesquisas publicados podem ser baixados em PDF, gratuitamente.

Disponível para iOS e Android.

5. DailyRounds

O DailyRounds é considerado o aplicativo com a maior rede acadêmica para profissionais de saúde e estudantes de medicina. Nele é possível encontrar informações sobre uma infinidade de casos clínicos. Sem dúvida, o diferencial desse app são os casos clínicos, que são analisados ​​e revisados ​​por uma equipe editorial composta por mais de 100 médicos. O DailyRounds também oferece informações atualizadas sobre medicamentos e suas interações.

Disponível para iOS e Android.

6. SocialDiabetes

Além do SocialDiabetes realizar um controle exaustivo da doença, funcionando como uma espécie de “diário digital”, ele permite que os dados sejam compartilhados com o profissional de saúde para que este possa monitorar remotamente o paciente. Desta forma, o aplicativo destaca-se por estar ligado à nuvem “SocialDiabetes”, o que possibilita até compartilhar as melhores dietas com outros usuários.

O aplicativo também emite uma série de recomendações e alertas para uma possível elevação nas taxas de glicose ou hipoglicemia, graças ao seu sistema inteligente. Por sua grande funcionalidade, o SocialDiabetes foi premiado como o melhor app de Saúde pela UNESCO-WSA e foi vencedor do International Mobile Premier Awards, no Mobile World Congress 2018.

Disponível para iOS e Android.

About the Author
O Mundo Podcast é um portal que agrega podcasts, colunas, artigos e tutoriais inteiramente voltados a produção e audição de podcasts.