Mundo Podcast | Podcasts, Tutoriais e Reviews
Tony Moon em campanha no catarse

Dicas para divulgar seu podcast

1 de dezembro de 2012 15 Comentários
Dicas para divulgar seu podcast

Ao criar um podcast, você não pode ficar sentado esperando que as pessoas adivinhem que ele existe ou que elas encontrem-no acidentalmente através dos sites de busca. Você precisa divulgar, fazer com que as pessoas saibam que ele exista. Como eu dizia, antigamente, em relação ao Telhacast, mesmo que seja uma “merda”, pelo menos as pessoas saberão que ele existe.

Listarei alguns canais de divulgação e macetes os quais lhe renderão uma boa quantidade de acesso logo de início.

Dicas para divulgar seu podcast

1º Dica: Crie uma fan page para seu podcast e convide todos os seus amigos para curti-la. Normalmente, os amigos são os primeiros a “sofrerem”.

2ª Dica: Apresente-se a outros podcasters e procure se enturmar. Depois que te conhecerem, apresente seu podcast. Evite pedir recomendações (RTs, compartilhamentos etc.) logo de cara, isso é deselegante e passa a ideia de que sua amizade é movida por interesse.

3ª Dica: Publique o episódio em comunidades do Orkut relacionadas ao tema do episódio. Sim, o Orkut ainda é muitíssimo mais movimentado do que se imagina. O mesmo vale para fan pages relacionadas ao tema do episódio.

4ª Dica: Publique os novos episódios no tópico específico para isso no Grupo do Facebook, o Podcasters BR. Atente para as regras do grupo, postagens fora deste tópico serão excluídas.

5ª Dica: Ainda no grupo do facebook procure participar das discussões seja postando dúvidas ou solucionando as dúvidas dos outros.

6ª Dica: Convide integrantes de podcasts mais antigos, eles já tem um publico fixo que, ao vê-lo publicando a participação, irá ouvir seu podcast. Mas lembre-se, convide apenas pessoas que tenham algo a adicionar ao seu tema. Convidar apenas para atrair público costuma ser um “tiro no pé”.

7ª Dica: Não deixe de participar de outros podcasts, isto ajudará na parte de SEO do seu site por ganhar um backlink assim como você se apresentará para os ouvintes deste podcast.

8ª Dica: Com seu perfil do podcast no twitter siga os seguidores de outros podcasts, com isso eles lhe conhecerão, talvez ouçam, talvez fidelizem. Fiz isso no Telhacast e obtive um resultado muito positivo.

9ª Dica: Sempre interaja com seus ouvintes. Nunca os ignore (salvo raros casos em que isso é realmente necessário) e nem os desrespeitem ou insultem. Se for ler seus comentários ou e-mails, corrija os erros de português (se houver) e leia normalmente.

Não compartilho e não indico podcasts que tratam mal seus ouvintes, por mais que os ouvintes estejam acostumados com isso e até, não acho legal, é a minha opinião. Se eu enviar um comentário ou e-mail para um podcast, errar uma ou outra palavra e for “zoado” por isso, certamente nunca mais voltarei ao site.

Dicas para divulgar seu podcast

10ª Dica: Envie seu endereço do Feed para o perfil @Podcast_BR. Este é um perfil disponibilizado apenas para divulgar novos episódios de podcasts. Siga-os e divulgue-os, assim mais gente será atingida pelos links das postagens lá publicadas.

11ª Dica: Se apresente e envie seu podcast para o e-email comentadores@mundopodcast.com.br ou diretamente para Daniel Lopes (@Daniel_LaVolpe), Igor Gudima (@igudima), Fernando Minotto (@FMinotto), Alexandre Nerdmaster (@ONerdMaster) e/ou para o ALX (@alexleitte), eles são os responsáveis pelo podcast Os Comentadores, que vai ao ar quinzenalmente. Se ao ouvir, um deles gostarem, e se quiserem, eles podem seu episódio em um dos programas.

12ª Dica: Spam só é spam quando o alvo atingido não tem interesse no seu produto. Se você divulgar o podcast para pessoas que se interessam pela mídia NÃO será spam. A Skynerd é uma rede social criada pelo Jovem Nerd para um público fã de podcast. Provavelmente, 100% dos cadastrados na Skynerd são ouvintes do nerdcast. A dica é criar uma conta lá e adicionar o máximo de pessoas que você conseguir, feito isto, publique seus podcasts normalmente. Todo o público que for atingido será de pessoas interessadas em podcast. https://skynerd.com.br/

13ª Dica: Adicione pessoas envolvidas com podcast, sejam outros podcasters ou ouvintes. Interaja, convide-os para curtir sua fan page, envie sua URL por inbox. Repetindo o que disse, só é spam quando o alvo é aleatório e não tem interesse no seu tipo de produto.

14ª Dica: Cadastre seu podcast na Wikicast, a enciclopédia dos podcasts brasileiros.

Link -> http://wikicast.com.br

15ª Dica: Cadastre seu podcast nos seguintes diretórios de podcast:


Se você acabou de criar um podcast, estas dicas ajudarão você a ter uma boa audiência logo de início, o que não garante que esta audiência continuará a ouvir seu podcast. Faça episódios de qualidade, com o tempo o boca-a-boca será seu maior aliado.

  • seu madruga vida loca

    TODOS OS PODCASTS SACANEAM O OUVINTE, só o café brasil É O ÚNICO QUE NÃO FAZ ISSO DE RESTO IMPOSSIBURU!!!
    (inclusive o NossoCast zoa os ouvintes direto)

    • Thiago Miro

      Com o “zoar” quero dizer faltar com respeito.

  • seu madruga vida loca

    HIPOCRISIA, EU QUERO UMA PRA VIVER!

    • Jota

      As regras podem ser anuladas se o ouvinte demonstrar deficiência mental.

  • Marcos Garcia

    ANOTADO! li tudo.
    mas orkut? funciona isso ainda?
    skynerd ja uso pra divulgação, o twitter do zombacast ta abandonadaaaaaaaço chega a passa feno.
    e Thiago tu fez um post legal e recebeu poucos comentarios?
    BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM VIIIIIIIINDO AO MUNDO EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEXPETACULAR DA BLOGOSFERA!

    • Thiago Miro

      O feedback vem de toda parte, seja facebook ou twitter. Estes posts tem a intenção de ajudar quem está começando. Não faço questão de comentários neles.
      .
      Sim, o Orkut ainda é muito usado.

  • Alexandre Marchi

    Olá Thiago,
    Eu e alguns amigos criamos um site sobre cinema, o Cine Blá – Falando em Cinema, a cerca de 4 meses.
    Junto, criamos o Cine Blá Cast onde falamos dos mais variados assuntos relacionados a cinema ou séries.
    Gostaria de parabeniza-lo por este post. Foi muito útil para nós que estamos começando.
    Parabéns pelo site também. Continue o bom trabalho.

    Abraços

    • Thiago Miro

      Obrigado pelo apoio, precisando de ajuda, é só perguntar.

  • gisa

    Será que ainda rola de enviar pra analisarem o retronews? Fiquei curiosa

    • Thiago Miro

      Manda uma mention pra eles, eles ouvirão de boa.

  • Basilio

    Qaunto ao uso de musicas de artistas e direito autoral como funciona?

    • Thiago Miro

      Pra usar as músicas e ficar sem medo de ser pego, você precisa entrar no site do ECAD, acessar p fprmulário de contratação e descrever o conteúdo o podcast, dentre músicas, quantidade de feeds etc e o que eles pediram, ao final será gerada uma fatura pra ser paga mensalmente.

  • Alexandre Marchi

    Olá Thiago, tudo bem?
    Obrigado pelas dicas. Elas estão sendo muito importantes para nós do Cine Blá.
    O Cine Blá Cast está só no começo, mas já temos uma fan page com mais de 5800 fãs (na verdade ela é para o site todo e não só o podcast); Algumas das dicas nós já praticávamos e outras começamos a fazer depois que lemos suas dicas.
    Conte conosco para sempre que precisar.

    Um abraço

    Alexandre Marchi
    Cine Blá – Falando em Cinema
    http://www.cinebla.com.br

    • Thiago Miro

      Obrigado! :)

  • Dieguinho

    Obrigado por essas dicas, estão me ajudando e muito, sempre que posso procuro o tutorial de vocês e ouço o podcast. Sou iniciante ainda , mas já estou com meu 5º episódio do (MAC Eterna Paixão) . e gostaria de umas dicas. Estou aprendendo e muito com vocês. Obrigado.