No episódio #14 do podcast Alotenica, sobre publicação de podcasts, o Léo Lopes expõe sua não-recomendação quanto aos serviços de feeds do Google, o Feedburner. Ele recomenda deixar de usar o serviço por ele não possuir vantagens que valham a pena seu uso.
Eu discordo. O Feedburner possui vantagens que, no meu ponto de vista, o tornam útil e essencial a quem lida com feeds e podcasts.
Vantagens do Feedburner
- Com o Feedburner é possível ver estatísticas detalhadas do número de assinantes, aplicativos usados para assinar e estatísticas de download (opcional). Junto ao Blubrry, ambos formam um grande time.
- É possível lidar facilmente com feeds feitos manualmente, o que eu recomendo para o podcasting.
- Em caso de mudança de URL, como ocorreu com a gente (de telhacast.com para mundopodcast.com.br), basta trocar o feed fonte nas configurações do Feedburner e tudo estará resolvido.
- E a principal vantagem, ele poupa seu servidor. Vou dar um exemplo com o feed do Nerdcast:
O feed do Nerdcast possui atualmente 3MB de tamanho, comportando seus mais de 400 episódios. A cada atualização do seu agregador (a cada 30 minutos no meu), o feed é solicitado e lá se vío mais 3MB de banda consumida. Agora, com base no último midiakit, o Nerdcast possui cerca de 30 mil assinantes. A banda consumida já fica altíssima.
O Feedburner poupa o servidor disso, cada requisição passa a ser feita direta da página no Google. Essa, por sua vez requisita atualizações em seu servidor poucas vezes ao dia.
NÃO EXISTE BANDA ILIMITADA. O servidor que vende isso está te enganando. Portanto, quanto mais você conseguir poupar do seu site, mais ele suportará antes de começar a cair ou consumir demais e você se vir obrigado a subir de plano na sua empresa de hospedagem.
Riscos e soluções
Há um risco do Feedburner ser descontinuado como outros serviços do Google? Claro!
E aí, eu deixo de usar? Claro que não! Procure soluções.
É possível usar domínio próprio ou mesmo um subdomínio seu para o feed do Feedburner. Dessa forma, caso ele seja descontinuado futuramente, basta você redirecionar este domínio/subdomínio para seu novo feed e seus leitores não sentirío a diferença. 🙂 Portanto, pode usar o Feedburner tranquilamente e sem receios.
- Quero usar o Feedburner: Clique aqui para ver o tutorial.
- Quero sair do Feeburner sem perder assinantes: Clique aqui para ver o tutorial.
- Passar a usar o Feedburner sem perder os assinantes: Clique aqui para ver o tutorial.