10 Dicas para novos podcasters - Mundo Podcast 

10 Dicas para novos podcasters

24 novembro 2014 Por Thiago Miro
10 Dicas para novos podcasters

Hoje em dia, já com mais de 3 anos produzindo podcasts, continuo tendo dúvidas. Novos podcasters sío mais cheios de dúvidas ainda, algumas delas sío facilmente resolví­veis e por isso nío vale a pena um tutorial só para elas.

Listarei 10 dicas técnicas e gerais para novos podcasters anularem parte dos problemas que ocorrem no iní­cio.

Dica #1 – Tí­tulo adequado

A primeira dica é criar um tí­tulo bem feito, assim como uma boa imagem de capa, isso definirá se as pessoas clicarío ou nío em seu post.

Nío adianta discutirmos que o que importa é o conteúdo, eu sei disso. Só que o que atrai mais atençío gera mais engajamento, isso é um fato. Mas o que seria um tí­tulo adequado?

SEO | Dicas para PodcastersUm bom tí­tulo passa a informaçío que o ouvinte precisa para saber o que há naquele episódio. Tí­tulos dúbios deixam margem para interpretaçío, dificultando a entrada de novos ouvintes.

Um bom tí­tulo também traz benefí­cios em relaçío a SEO. Quem procura por “podcast sobre pilares da terra” encontra o Telhacast #94. Agora imagina se eu nomeasse como “Aquela série com a menina do peitío”, seria complicado… O Google ainda nío indexa áudio.

Dica #2 – Descriçío

Descriçío é o segundo ponto mais importante, vindo logo depois do tí­tulo. Na descriçío você vai informar em poucas palavras o que foi abordado naquele episódio. Aqui você pode ser um pouco mais dissertativo, mas nío se alongue demais.

No post coloque dois ou três parágrafos sobre o episódio, coloque participantes e um resumo do episódio. Mais uma vez, relativo a SEO, isso é bom. Como o Google nío indexa áudio, pelo menos o texto dará uma margem do que se trata aquele episódio.

Na descriçío coloque um texto com no máximo 156 caracteres, tamanho do rich snippet do Google.

Rich snippet da busca do Google para Podcast Pilares da Terra | Dicas para Podcasters

Rich snippet da busca do Google para “Podcast Pilares da Terra”

Dica #3 – Nome do arquivo MP3

Muitos podcasters iniciantes cometem esse pequeno erro ao publicar seus episódios. Para manter uma estética legal, costumam nomear o arquivo assim: /Podcast Episódio #1 – Tema Escolhido.mp3. Onde está o erro? Em tudo.

Um arquivo nomeado da maneira acima ficará com a URL assim:
/Podcast%20Epis%C3%B3dio%20%231%20-%20Tema%20Escolhido.mp3.

Feio, nío é?

Nío se trata apenas de estética, mas também de funcionalidade. Vários agregadores de podcast, dentre eles o iTunes, tem problemas ao lidar com sí­mbolos e acentuações. Lembre-se que o idioma no qual foram concebidos é outro.

O nome mais adequado para o arquivo do episódio seria:
podcast-episodio-1-tema-escolhido.mp3 ou podcast_episodio_1_tema_escolhido.mp3.

  • Nunca use acentuaçío no nome do arquivo;
  • Nunca use sí­mbolos no nome do arquivo;
  • Use traços ou sublinhas para separar palavras;
  • Use apenas letras minúsculas.

Seguindo essas regrinhas para o nome do arquivo, você se livrará de problemas bobos.

Tags ID3 do Telhacast sobre Pilares da Terra | Dicas para Podcasters

Tags ID3 do Telhacast

Dica #4 – Tags ID3

Nío basta colocar o nome do arquivo corretamente. Os player de áudio tanto no PC quanto em aparelhos mobile identificam arquivos de áudio baseados nas Tags ID3, que sío aquelas tags que contém o nome do Artista, do ílbum, número da faixa etc.

Elas servem principalmente para quem baixa os episódios diretamente no site.

Nós temos dois tutoriais para essa questío:

Dica #5 – Feed

Por favor, JAMAIS esqueça do feed, essa é a melhor forma de informar seu ouvinte sobre a publicaçío de um episódio novo. E mais que isso, o feed define que um podcast é um podcast.

Mesmo com o Facebook cada vez mais cerceando o alcance dos posts tanto nas fanpages quanto nos perfis, a audiência dos podcasts nío diminuí­ram em nada. Isso se dá por conta das assinaturas. As redes sociais podem explodir, mas o feed assinado é a garantia do ouvinte.

Crie um feed para seu podcast, e disponibilize-o onde o ouvinte possa encontrar facilmente. Sempre facilite a vida do seu ouvinte.

Disposiçío dos links de Feed no Mundo Podcast | Dicas Para novos podcasters

Disposiçío dos links para os feeds no Mundo Podcast

De forma alguma quero dizer que você deve fazer igual ao Mundo Podcast, cada site faz a sua maneira. Mas você teria dificuldade em encontrar os nossos feeds?

Dica #6 – Links

6.1. Além dos links para o feed e canais onde você deseja que seus ouvintes assinem, como na iTunes, é importante você disponibilizar links que sejam relativos ao tema do episódio por alguns motivos:

Complementar o assunto. Se você fala que a capa de tal disco ou tal livro é incrí­vel, nío concorda que ter o link da capa facilmente acessí­vel ao ouvinte é legal? Isso vale para todos os tipos de conteúdo.

O principal: gera pageview. Apesar do feed ser a principal ferramenta fidelizadora do podcaster, ele tem uma grande desvantagem, nío dá pageview. Para contornar isso estimule seu ouvinte a acessar o post para ver o conteúdo relacionado nos links.

6.2. Um segundo ponto importantí­ssimo sobre os links é SEMPRE colocar a tag target=”_blank” em todos eles para que abram em nova página. Várias pessoas ouvem o podcast diretamente no site e acabam clicando em algo e assim fecham o episódio. Uma dica é usar este plugin para WordPress que faz com que todos os links sejam abertos em nova aba, mesmo nos posts mais antigos.

Testemunho de Irene Juliana se dizendo insatisfeita por links que abrem na mesma página | Dicas para Podcasters

Testemunho

Dica #7 – Cadastre seu podcast em agregadores

Mais um item relacionado ao feed. Quem usa feed significa que usa um agregador, mesmo sem nem saber o que é um feed. Você só consegue ter seu podcast agregado em um aplicativo ou site através de um feed.

Eu uso o BeyondPod, se eu procurar seu podcast lá, o encontrarei? 😉

Boneco com sí­mbolo do feed na cabeça simbolizando agregadores de conteúdo | Dicas para PodcastersLista de agregadores para cadastrar seu podcast

Dica #8 – Coloque o player do podcast no topo do post

Como já disse, “Facilitar a vida do ouvinte” é o lema a ser seguido. O player no topo do post já mostra logo, principalmente a novos visitantes, de que aquilo se trata de um áudio, aumentando assim as chances de um clique no download ou no player.

Neste tutorial falamos mais sobre isso dando exemplos efetivos e dados estatí­sticos -> Player no Topo do Post

Dica #9 – Chame seus colegas pelo nome ou apelido

É importante que você sempre trate seu colegas de podcast pelo nome ou apelido. Isso faz com que o ouvinte associe o nome da pessoa í  sua voz. Pelo menos pra mim isso surte um efeito bom saber o nome de cada participante.

Dica #10 – Envie seu podcast para as pessoas

Nío fique apenas esperando pelas pessoas buscarem e encontrarem seu podcast no Google. Envie seu podcast para todo mundo que você encontrar que aprecia a mí­dia. Nío seja chato, apenas sugira seu podcast. Se ele será ouvido ou nío é outra questío, mas você deve vender seu peixe.

Minhas dicas, baseado no que eu mesmo faço a cada episódio:

  • Busco grupos e fanpages relacionadas ao tema do episódio e procuro saber se há um espaço para divulgaçío. Caso positivo, coloco o link lá. (Antigamente fazia o mesmo no Orkut)
  • Faça o mesmo que o item anterior, porém em blogs relacionados ao tema. Como o conteúdo é relacionado, é possí­vel que aconteça uma divulgaçío.
  • Sigo hashtags relacionadas a podcast e aos temas dos últimos episódios. Sempre que há uma brecha, eu mando o link.
  • Nío ignore o Google Plus.
  • Invista algum dinheiro para impulsionar publicações no Facebook, vale a pena.

É isso, acho que o itens acima evitarío muitas perguntas e problemas futuros. Você tem alguma dica a adicionar?