Em 2014, o que é Podcast?

Em 2014 o termo podcast está fazendo 10 anos e ainda temos dificuldades de explicar o que é podcast.

Por incrí­vel que pareça, em 2014, o mais comum ainda é chamar de “programa de rádio na internet” e explicar que “pode assinar, como uma revista“. Isso para pessoas que, em sua maioria, não ouvem mais rádio e nunca assinaram uma revista na vida!

Todos que se conectam í Internet hoje conhecem conteúdo sob demanda. Talvez não sabem que tem esse nome, mas sabem que toda segunda e quinta-feira tem ví­deo novo do Porta dos Fundos no YouTube. E que se não conseguirem acessar no horário que o ví­deo é lançado, não tem problema: podem assistir na hora que quiserem. Podem até rever ví­deos antigos. Existe a opção de assinar o canal, mas mesmo que não o façam, sabem como consumir. E, o mais importante, consomem os ví­deos!

Podcast é exatamente o explicado acima. E ainda melhor, pois você pode fazer o download e ouvir na hora e no LUGAR que quiser.

Foi exatamente por isso que criei o YouTuner. Será que, se o podcast fosse apresentado de uma maneira fácil como um ví­deo de YouTube, conseguirí­amos atrair novos ouvintes para a mí­dia?
Na próxima vez que for apresentar podcast para alguém, pare de focar nos aspectos técnicos e apenas peça para a pessoa baixar agora e ouvir quando quiser.

PS: Experimente também enviar o link do episódio no YouTuner para quem ainda não teve contato com a mí­dia. Vai que ele não goste muito do que você indicou (MRG) mas encontre outro podcast lá (Fronteiras da Ciência) e não pare mais de ouvir? Isso aconteceu por aqui.

About the Author
Falo tudo o que você não quer saber sobre mim, tecnologia e podcasts. Criador do YouTuner.co.