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5 formas de divulgar a mí­dia podcast

17 abril 2015 Por Randal Bergamasco
5 formas de divulgar a mí­dia podcast

Presente no Brasil desde 2004, o podcast ainda nío conseguiu sua popularizaçío na cultura digital brasileira. Comparada a outras mí­dias da internet de cunho audiovisual como o Youtube, percebemos o quanto a podosfera brasileira tem dificuldades de cair no gosto da populaçío. Vários Youtubers nacionais colecionam milhões de inscritos e visualizações, enquanto uma dezena de milhares de downloads já classifica um podcast como -œgrande-. Assim, há um abismo enorme entre essas mí­dias.

O ser humano é mais visual do que auditivo, isso é fato. Quando a televisío chegou e começou seu processo de popularizaçío nos anos 50 e 60, muitos apostavam no fim do rádio. Mas isso nío aconteceu: de fato, as empresas radiofônicas tiveram que modificar e diversificar seu conteúdo. Assim, televisío e rádio conviveram lado a lado no resto do século XX e coexistem até hoje. Na segunda década dos anos 2000, o mesmo fenômeno tem ocorrido com a TV, que sofre enorme concorrência com a internet e com o conteúdo sob demanda. Mas isso é assunto para outro momento.

Apesar do crescimento do número de podcasts, essa mí­dia nío é dada a sua devida importncia. Nío podemos desconsiderar seu enorme crescimento nos últimos anos – as podpesquisas realizadas em 2009 e 2014 constatam isso – mas temos que ascender mais. Sío vários fatores que poderiam ajudar a essa mí­dia deslanchar, como uma maior divulgaçío das mí­dias convencionais (rádio, televisío e imprensa escrita) ou até mesmo mais patrocinadores, que ainda nío confiam completamente nesse produto midiático. Diante desse cenário, existe apenas um fator que pode, de fato, ajudar a divulgaçío da mí­dia podcast: VOCíŠ.

É isso mesmo, o chamado -œboca a boca-.

Porém, a forma mais comum de apresentaçío para aqueles que nío os conhecem é quase unnime: -œé rádio pela internet-. Mas será que fazemos isso certo? Em primeiro lugar, deixemos claro uma coisa: podcast nío é rádio pela internet. Longe da discussío sobre feed, o conteúdo desse produto midiático é diferenciado e, em geral, muito distante do que as rádios oferecem. Assim, listei cinco sugestões para divulgar podcasts para aqueles que nío os consome:

1. Ouvir podcast é algo tipicamente solitário

Mulher de camisa azul e cabelos longos ouvindo podcast em péDiferente dos programas de rádio, podcasts exigem, no mí­nimo, um grau médio de atençío. Geralmente sío compostos por debates e bate-papos e, para consumir o material, ele deve ser ouvido e compreendido. Quanto ao rádio, encontramos facilmente um aparelho ligado em lojas, bares, lanchonetes, mercados, oficinas, escritórios, etc. apenas para efeito de preenchimento do som ambiente e proporcionar assim um lugar mais agradável.

Quer recomendar um programa para seu amigo ouvir? Sugira que ele ouça enquanto trabalha (quando o trabalho for algo mecnico e nío exige atençío ou foco); enquanto faz esteira na academia ou na prática de uma caminhada; ou enquanto está no trnsito. Aliás, os moradores de grandes centros urbanos gastam horas do seu tempo dentro de um trem ou ônibus. E podcast é uma ótima pedida para esse público.

E, por favor, nío perca seu tempo apresentando podcasts durante uma grande reuniío de famí­lia, um churrasco, uma festa, o momento nío é esse e ninguém dará a mí­nima. O máximo de audiçío coletiva pode acontecer no trnsito, no carro, enquanto dirige, com o consentimento dos passageiros. Podcast tem uma essência solitária.

2. Nío use a palavra feed

Para a popularizaçío de uma mí­dia, devemos facilitar ao máximo seu consumo. Ao apresentar podcast a um potencial ouvinte, entre no site, faça o download convencionalmente ou ensine-o a ouvir pelo próprio navegador. Falar em feed, num primeiro momento, pode afugentar iniciantes. Quando a mí­dia ganha um novo ouvinte, seu interesse aumenta e, naturalmente, ele aprenderá a procurar maneiras mais fáceis de acessar o seu conteúdo favorito. Descomplique para facilitar o acesso. Nada de feed.

3. Sugira o episódio certo

Do que adianta sugerir um podcast sobre -œO Poderoso Chefío- para alguém que nío gosta de cinema? E por que oferecer um programa sobre o Velho Oeste se seu amigo nío gosta de história? O conteúdo podcastal nacional é variado e atende vários os gostos. Recomende o tema de acordo com a preferência de quem você vai indicar. Pra quem gosta de história, podcasts sobre história; para amantes de cultura pop, episódios sobre cultura pop; para quem curte humor, programas de humor. E assim por diante. Nío obrigue alguém gostar do que você gosta.

4. Pessoas desinteressadas

Todos nós conhecemos pessoas que nío se importam com nada, sío avessas a tecnologia e desinteressadas a qualquer novidade. Nem perca seu tempo.

5. Retuite, curta e compartilhe

As redes sociais sío fontes de novidades. No Twitter, retuitar o novo episódio do seus podcasts favoritos contribuem na divulgaçío do programa. Quanto ao Facebook – que, aliás, tem restringido o número de visualizaçío das fanpages – curtir, comentar e compartilhar postagens ajuda na proliferaçío de conteúdo.

retweet í­cone branco num fundo azul claroAlém disso, o compartilhamento de um episódio na sua timeline, seja antigo ou novo, fatalmente atrairá alguém que nunca ouviu falar na mí­dia e eventualmente pode interessar-se por ela. Talvez há algum ouvinte potencial que você nío saiba.

Enfim, essas pequenas ações podem contribuir na distribuiçío, divulgaçío e recrutamento de novos ouvintes. Façamos nossa parte para que, talvez um dia, os podcasts possam se tornar algo tío popular quando ví­deos no Youtube ou postagens dos tradicionais blogs.