Caracterí­sticas educacionais do podcast - I - Mundo Podcast 

Caracterí­sticas educacionais do podcast – I

20 outubro 2014 Por Wagner Brito
Caracterí­sticas educacionais do podcast – I

Bem, este é meu primeiro texto para o Mundo Podcast, entío convém me apresentar: me chamo Wagner Brito, sou professor de Geografia e recentemente consegui o tí­tulo de Mestre em Educaçío, através da UNESP – Rio Claro.

Também produzo um podcast chamado Radiobla, desde 2007. Inicialmente começou como um podcast musical, mas hoje procuro abordar outros assuntos também e em 2009 ganhei um prêmio técnico no finado Prêmio Podcast. Já como ouvinte, comecei em 2006, com um podcast bem famoso e nerd que existe. Desde entío, ouço aproximadamente 20 diferentes, entre nacionais e estrangeiros.

Pretendo, aqui, mostrar algumas caracterí­sticas educacionais que o podcast apresenta, que melhor discorri na minha dissertaçío. Porém, antes, uma pequena introduçío sobre a relaçío dessa mí­dia que tanto gostamos e a Educaçío.

Os podcasts, ao serem empregados na Educaçío, podem potencializar a construçío do conhecimento pelos próprios alunos, ou pelos educadores, sendo que a sua criaçío, no mbito da realizaçío de trabalhos, pode vir a proporcionar uma experiência interessante.

caracterí­sticas educacionais de um podcast | professor em frente a um quadro negro. a sua frente um smartphone filmando a cenaSeu processo de produçío pode promover a interaçío entre a equipe de produçío, instigar a discussío entre pontos divergentes sobre determinado tema, além de propiciar um motivo concreto para a sua produçío uma vez que ele se realiza em um suporte de simplificado acesso (basta ter um computador com acesso í  internet, um microfone e um software para gravar e editar o áudio).

Além disso, o conteúdo produzido pode ser citado ou debatido em outras formas de micro mí­dia digital, como o blog, ou na sala de aula. Em vez de uma distribuiçío simultnea para milhares ou milhões de pessoas sintonizadas ao mesmo tempo, como sío os programas de rádio, os podcasts atingem públicos pequenos, mas que sío interconectados entre si.

De acordo com Junior e Coutinho (2007) , nío há um modelo de ensino ideal nem mesmo uma ferramenta que prometa resolver todos os problemas do ensino e da aprendizagem humana. Assim, o podcast nío pode – e nem deve – ser encarado como uma soluçío definitiva para os problemas educacionais, e sim visto como um instrumento de auxí­lio na aprendizagem dos alunos, principalmente se combinado com outros métodos de ensino, enriquecendo a experiência educacional para a transmissío e construçío do conhecimento.

Ao utilizar um Podcast o professor alia informaçío, entretenimento, dinamismo e rapidez ao processo de ensino-aprendizagem. Mas criar um Podcast exige ao professor muita dedicaçío uma vez que conceber e dinamizar actividades exige uma grande capacidade de trabalho e criatividade. Na verdade, o saber que os mesmos conteúdos podem ser abordados de forma -œtradicional- e que, normalmente, nío requerem aquele esforço, pode constituir uma barreira para que o professor utilize estes recursos em aula. No entanto, vencida esta realidade, o professor pode estar certo que o trabalho que vai desenvolver trará frutos, sobretudo, no modo como os alunos reagem í s actividades propostas (cujo interesse aumenta a responsabilidade pessoal sobre o que aprende) (Cruz, 2009, p. 67) .

Diante do discorrido, destaco algumas caracterí­sticas do podcast que podem se relacionar com ambientes educacionais, extraí­das da bibliografia revisada utilizada durante a pesquisa. Considero, neste sentido, que interaçío, linguagem, conteúdo e temporalidade sío caracterí­sticas que podem aclarar como esta ferramenta pode ser utilizada tanto em sala de aula como em outros espaços educativos.

Na próxima parte irei explicar melhor como essas caracterí­sticas destacadas permitem vislumbrar como um educador pode se apropriar deste instrumental para debater conteúdos importantes com seus alunos.