Conteúdo do rádio distribuído em podcast não é novidade, mas já comentamos por aqui que a distribuição de conteúdo em áudio com foco no consumidor mobile é tendência.
O Portal Comunique-se já tinha cantado a bola sobre o foco que os grandes players do mercado estão dando para outras formas de divulgação de conteúdo. O movimento não vem apenas dos veículos tradicionalmente digitais, mas de gigantes como o jornal O Globo.
Estamos preparando um novo jornal com foco total no digital, principalmente para dispositivos móveis – Diretor de redação do O Globo, Ascnio Seleme em reportagem do Portal Comunique-se
Potencial de ouvintes no mercado de podcast
Para o consumidor que já conhece e consome podcasts tradicionais, pode ser um pouco frustrante que o conteúdo distribuído não tenha sido pensado especialmente para a mídia podcast. Em contrapartida, não podemos esquecer que existem milhares de brasileiros que não fazem a mínima ideia do que é podcast. Lembre que estes carinhas aí são consumidores potenciais para todos os produtores do mercado.
Se por um lado parece faltar inovação no conteúdo dos programas de podcast lançados por estes players, por outro, sobra experiência e poder de fogo na divulgação do formato para atrair o grande público para o consumo de áudio em podcast!
Educando novos ouvintes
E nem só de conteúdo “reciclado” vive o podcast de grife.
Em março, O Jornal O Globo lançou seu próprio podcast, o PopZêra, com assuntos voltados í cultura pop, música, cinema e séries no intuito de conectar a marca O Globo com o público mais jovem.
Para alavancar este conteúdo, produziu material educativo para o seu público em um vídeo de pouco mais de um minuto. No vídeo há uma explicação sobre o que é Podcast.
A tradicional rádio CBN (que tem diversos de seus programas de rádio disponíveis em podcast) lançou uma série de entrevistas exclusivas para o formato podcast, também no ano passado.
Desta vez, o conteúdo vem direto da televisão. As entrevistas do programa Conversa com Bial passam a ser oferecidas como podcast e isto é ótimo.
Além de poder assistir aos bate-papos na TV e rever tudo no Gshow e no Globo Play, agora você pode ouvir os conteúdos em áudios de MP3 quando e onde quise”. – gShow
Ainda em dezembro, o gShow fez uma matéria super instrutiva sobre o lançamento do produto, mas mais do que isto, deu uma aula sobre podcast com linguagem acessível e infográficos em imagens bem grandes. (melhor do que isso, só desenhando)
Perfeitas para quem faz aquela leitura rápida usando o celular.
Para assinar ao podcast Conversa com Bial e ouvir o episódio com Juliana Wallauer, criadora do podcast Mamilos, basta acessar ao link.
E você? Curtiu a novidade? Acha que esta tendência pode impulsionar os pequenos produtores?
Deixe seu comentário.