Tem sido lindo ver como o podcast está em uma crescente se tornando uma mídia forte e visada. Acompanho a podosfera desde 2009 e nunca vi algo como o que tem ocorrido nos últimos dois anos. O Mauro Segura, líder de Marketing da IBM Brasil, é especialista na área vem ressaltando há vários meses isso em seus artigos no Meio & Mensagem.
Bom, recentemente comecei a mostrar aqui no Mundo Podcast algumas dessas ações que chama a atenção. Dessa vez o Conselho Federal de Medicina Animal, que desenvolveu alguns episódios para sua campanha de conscientização intitulada Bem-estar Animal.
A criação dos podcasts foi liderada pela Ira Morato (@Iracroft). Segundo suas palavras:
O podcast é uma importante ferramenta dentro do Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing, sendo uma aliada atração de visitantes ao ambiente digital da empresa e nas suas campanhas. Ele praticamente funciona como um braço de ações levando a mesma informação – de forma estratégica – para o público desta plataforma.
Quando o podcast entra inserido em campanhas do cliente, normalmente seu público-alvo já está definido no planejamento, como clientes externos e internos. Por isso o podcast tem como objetivo levar a informação estipulada para esse público.
Seguindo esse conceito desenvolvi uma série de podcasts para a campanha de conscientização do CFMA.Foram cinco programas baseados nos pilares da campanha, apresentado pelo médico veterinário Marco Antônio Gioso e pela zootecnista Meyb dos Santos. No formato já conhecido na web, os podcasts apresentam entrevistas e bate-papos sobre temas de interesse da sociedade envolvendo o bem-estar animal. Cada episódio abordou um assunto: O que é bem-estar animal; a atuação do médico veterinário e zootecnista na promoção do bem-estar animal; o enriquecimento ambiental como gerador de bem-estar animal; o papel dos responsáveis pelos animais; e os impactos do bem-estar animal na sociedade.
As métricas e resultados dos programas são reservadas ao Conselho, porém é possível entender o resultado pelas interações nas redes sociais, com uma média de mais de duas mil interações por post na página do CFMV no Facebook.
Esta ação foi desenvolvida pela agência de publicidade írea Comunicação.
Os episódios podem ser ouvidos no site do Conselho Federal de Medicina Animal.