Você não pode e não vai agradar a todos

É um fato que quando você expressar sua opiniío de forma pública, nem todo mundo vai gostar. Da mesma forma, haverá pessoas que concordarío com todas as palavras que saí­rem da sua boca.

Não importa o quanto você estude o tema, se dedique a edição e deixe um trabalho final, que ao seus ouvidos, estará perfeito, sempre haverío pessoas que discordarío de você a um ponto de nunca mais querer voltar a ouvir seu podcast, que criticarío usando todos os argumentos possí­veis (alguns deles sem nenhum fundamento e cheios de preconceito). Você também receberá elogios a seu trabalho partindo de outras pessoas, elogios dizendo que você tem o melhor podcast do mundo, que seu podcast é de utilidade pública, que deveria ser usado em escolas, elogios esses que acariciarío seu ego.

A chave é não se deixar levar por nenhum dos dois lados.

Posso classificar as crí­ticas em alguns tipos:

  • Hater: aquele cara que apenas chega tudo foi uma “merda”.
  • Cagador de regra: aquele cara que acha que sabe como são as coisas e como devem ser feitas e só vem pra falar que você está errado e tentar empurrar o método dele.
  • Crí­tico negativo: O cara que entende do tema, tem um bom conhecimento da área e vem apontar erros e indicar soluções, tentando contribuir de alguma forma.
  • Crí­tico positivo: A pessoa que elogia seu trabalho por ter se sentido satisfeito com o que ouviu.
  • Fanboy: que vai gostar de tudo que você fizer ou falar, ele vai te seguir e concordar com tudo que você disser (Eu tenho medo de gente que concorda com tudo o que digo).

Você não vai agradar a todos

Ignore os haters. Em alguns casos, até um bloqueio pode se tornar necessário.

Nunca se deixe derrubar pelas crí­ticas negativas e haters, você pode acabar se desmotivando a continuar um trabalho que tanto te diverte e que fará falta para outras pessoas.

Nunca se deixe levar pelos elogios exacerbados, você pode acabar se tornando uma pessoa soberba e insuportável, achando que você está acima dos outros.

Não ignore as crí­ticas negativas. De uma certa forma, elas te ajudarío a melhorar seu conteúdo.

Converse com o seus seguidores, aqueles que você perceber algum tipo de fanboí­smo. Se ele concordar com tudo que você falar, tente discutir, tirar a opiniío do cara.

Por último, não mude ou venda sua opiniío por conta das crí­ticas, sejam positivas ou não, não mude seu pensamento. Para algumas pessoas, seu podcast pode ser muito ruim, mas para outras será algo incrí­vel.

Tudo que publico aqui no Telhacast NÃO é regra, tudo sempre é baseado na minha opiniío sobre a mí­dia, concorde você ou não, manterei o trabalho dessa forma. Se você faz um podcast de música, é o seu gosto musical que ajuda a escolher as músicas. Se você fizer entrevistas, é sua opiniío que ajuda a moldar os tópicos que serío discutidos. VOCíŠ é o produtor, o editor, o escritor etc. Isso é o que faz cada podcast único, e que faz com que o seu podcast seja “grande”. No entanto, mais uma vez, você precisa saber que não vai ser ótimo para todos.

About the Author
Criador curioso de sites, editor mais curioso ainda de podcasts. Viciado em séries e podcasts. Leitor nato e aspirante a cientista da computação.