Você não pode e não vai agradar a todos

28 abril 2013 Por Thiago Miro
Você não pode e não vai agradar a todos

É um fato que quando você expressar sua opinião de forma pública, nem todo mundo vai gostar. Da mesma forma, haverá pessoas que concordarão com todas as palavras que saírem da sua boca.

Não importa o quanto você estude o tema, se dedique a edição e deixe um trabalho final, que ao seus ouvidos, estará perfeito, sempre haverão pessoas que discordarão de você a um ponto de nunca mais querer voltar a ouvir seu podcast, que criticarão usando todos os argumentos possíveis (alguns deles sem nenhum fundamento e cheios de preconceito). Você também receberá elogios a seu trabalho partindo de outras pessoas, elogios dizendo que você tem o melhor podcast do mundo, que seu podcast é de utilidade pública, que deveria ser usado em escolas, elogios esses que acariciarão seu ego.

A chave é não se deixar levar por nenhum dos dois lados.

Posso classificar as críticas em alguns tipos:

  • Hater: aquele cara que apenas chega tudo foi uma “merda”.
  • Cagador de regra: aquele cara que acha que sabe como são as coisas e como devem ser feitas e só vem pra falar que você está errado e tentar empurrar o método dele.
  • Crítico negativo: O cara que entende do tema, tem um bom conhecimento da área e vem apontar erros e indicar soluções, tentando contribuir de alguma forma.
  • Crítico positivo: A pessoa que elogia seu trabalho por ter se sentido satisfeito com o que ouviu.
  • Fanboy: que vai gostar de tudo que você fizer ou falar, ele vai te seguir e concordar com tudo que você disser (Eu tenho medo de gente que concorda com tudo o que digo).

Você não vai agradar a todos

Ignore os haters. Em alguns casos, até um bloqueio pode se tornar necessário.

Nunca se deixe derrubar pelas críticas negativas e haters, você pode acabar se desmotivando a continuar um trabalho que tanto te diverte e que fará falta para outras pessoas.

Nunca se deixe levar pelos elogios exacerbados, você pode acabar se tornando uma pessoa soberba e insuportável, achando que você está acima dos outros.

Não ignore as críticas negativas. De uma certa forma, elas te ajudarão a melhorar seu conteúdo.

Converse com o seus seguidores, aqueles que você perceber algum tipo de fanboísmo. Se ele concordar com tudo que você falar, tente discutir, tirar a opinião do cara.

Por último, não mude ou venda sua opinião por conta das críticas, sejam positivas ou não, não mude seu pensamento. Para algumas pessoas, seu podcast pode ser muito ruim, mas para outras será algo incrível.

Tudo que publico aqui no Telhacast NÃO é regra, tudo sempre é baseado na minha opinião sobre a mídia, concorde você ou não, manterei o trabalho dessa forma. Se você faz um podcast de música, é o seu gosto musical que ajuda a escolher as músicas. Se você fizer entrevistas, é sua opinião que ajuda a moldar os tópicos que serão discutidos. VOCÊ é o produtor, o editor, o escritor etc. Isso é o que faz cada podcast único, e que faz com que o seu podcast seja “grande”. No entanto, mais uma vez, você precisa saber que não vai ser ótimo para todos.

Euler ETI Euler ETI