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O podcast precisa ser atemporal?

20 abril 2014 Por Kell Bonassoli
O podcast precisa ser atemporal?

Ano passado eu comentei sobre o Spreaker neste post, mas senti necessidade de resgatar mais algumas particularidades desta plataforma para falar do tema de hoje.

A maioria dos produtores de conteúdo cita que a cauda longa e a atemporalidade dos episódios de podcast sío vantagens estratégicas que permitem que seus programas sejam ouvidos mesmo após vários anos de seu lançamento, porém será que esta é uma caracterí­stica que vale ser cultivada sempre?

Tenho notado o surgimento de Podcasts que tem se disseminado em ferramentas mais rápidas como o Tumblr e noto que muitos portais estío seguindo a tendência dos posts em áudio, sem falar das coletneas diárias ou semanais com notí­cias que sío, por sua própria natureza, qualquer coisa, menos atemporais. (sim, talvez você ache que há uma contradiçío aqui. Leia este post e faça a pergunta correta 😉 )

Desta forma eu me pergunto e convido você leitor a refletir sobre esta questío:

Será que todo podcast precisa ser atemporal?

Enquanto caminhamos para edições caprichosas e cheias de efeitos, roteiros detalhados e precisos e temáticas de cauda longa, tem podcast no caminho inverso, é uma obsolescência programada, mas necessária, pois notí­cias deixam de ser novidade de forma muito rápida e a ferramenta podcast é uma excelente alternativa para nos mantermos informados de uma maneira mais dinmica do que através da leitura, afinal, podemos ouvir podcast enquanto atentamos para outras atividades, já a leitura requer um contexto fí­sico mais complexo do que nossos foninhos exigem.

A maior qualidade do podcast é o poder de propagar a voz do produtor de conteúdo de forma rápida e barata. E da mesma forma que hoje é tío simples começar a blogar, deveria ser simples podcastear.

E é aí­ que entram ferramentas como o Spreaker.

Claro que você pode fazer episódios rápidos e datados utilizando todas as técnicas que já divulgamos na Coluna Podcasteando, porém a plataforma Spreaker tem se tornado cada vez mais popular pelas facilidades que oferece ao produtor de conteúdo. Com ele você sequer precisa ter um blog!

É útil para as possibilidades que eu citei acima, mas nío apenas para isto.

Serve também para músicos que querem divulgar seus trabalhos, para jornalistas que querem divulgar um evento de forma rápida em seus canais ou redes sociais, serve para escritores que querem divulgar trechos das obras que estío escrevendo, serve para humanos comuns como você e eu, que volta e meia pensamos em algo tío legal e queremos dividir.

Em tempos multimidiáticos, escrever é pouco!

Nío requer prática e nem muita habilidade

No Spreaker você cria seu canal e ele já produz feed, player e tem uma plataforma intuitiva para você detalhar suas tags, fazer upload do áudio e da vitrine e além disto, permite replicar seu conteúdo no soundcloud e no youtube automágicamente.

Oferece também estatí­sticas e o seu conteúdo pode aparecer relacionado com outros conteúdos de tags semelhantes, ou seja, é uma plataforma, mas também é uma rede social.

A plataforma oferece uma soluçío perfeita para quem quer algo fácil, rápido e pronto.

Além da versío desktop, a app do Spreaker está disponí­vel para dispositivos Android, iPhone, iPod e iPad e para Windows Phone.

Também é possí­vel fazer transmissões ao vivo.

Entío você pode tanto gravar usando seu computador, quanto diretamente do seu celular ou tablet. Isto facilita muito para aquela ideia de cobertura de eventos.

Para quem quer tentar algo mais imediatista ou para quem nío quer se preocupar com a parte técnica do podcast, esta é uma ótima saí­da.

Na opçío gratuita você pode fazer 30 minutos de transmissío ao vivo e pode armazenar até 10 horas de áudio, os planos pagos sío um pouco salgados, mas pagar 39 dólares por ano para ter direito a 100 horas de armazenamento pode valer a pena caso você nío queira manter a hospedagem para um blog.

Nem só de Spreaker vive o podcast

É claro que o uso para a ferramenta é feito da forma que o produtor de conteúdo bem entender e é igualmente verdade que nío é a ferramenta que determina o conteúdo, na verdade, aqui no Brasil ainda tem pouca gente usando o Spreaker

A maioria dos produtores nacionais já tem suas estruturas proprietárias para suprir a hospedagem de seus podcasts sem ter que recorrer a sites de terceiros já que quase todos os podcasters produzem outros tipos de conteúdos para melhorar o ranqueamento dos seus blogs nas buscas.

Independente da ferramenta que apresentei, acredito que vale a reflexío sobre os caminhos que o podcast pode tomar, sobre as possibilidades que talvez tenhamos deixado passar e sobre as diversas formas de deixar podcast tío popular quanto blogs e youtube.

De tempos em tempos eu fico extremamente irritada quando acho que tudo está ficando muito igual, por isto, comemoro e incentivo o novo e o diferente.

Se com este post eu tiver conseguido criar uma pequena interrogaçío ou, quem sabe, uma ideia cheia de exclamações, já terá valido a pena 😉