Podosfera Brasileira – Brazilian Gringo…

Como Português, nunca dei muito valor ao podcast, principalmente por causa do tío limitado conteúdo que a podosfera portuguesa oferece. Mas há 2 anos que isso mudou quando me foi apresentada a podosfera brasileira., um novo mundo se abriu para mim, um mundo de cultura, arte, inteligência e ficção que de várias formas mudou o meu cotidiano.

Hoje estou totalmente enquadrado nesse mundo, já não consigo ver a podosfera brasileira como -œgringa- e digo isto porque neste momento é muito maior aquilo que nos une, do que aquilo que nos separa.

No inicio eram apenas 4 os podcasts que faziam parte do meu dia-a-dia (Nerdcast, Telhacast, Escriva Café e o Na Porteira Cast), hoje já são mais de 20 os podcast que semanalmente ouço.

Lembro-me perfeitamente das horas de diversão que o Nerdcast me oferecia, da aprendizagem continua do NPC, das viagens no tempo, lugar e realidade que o Cristian me proporcionava no Escriva Café e também dos assuntos polémicos do Telhacast.

Hoje algumas dessas coisas mudaram, o Nerdcast perdeu um pouco daqueles laços de proximidade com os ouvintes, o Escriva Café desapareceu sem deixar rasto e o Telhacast está com conteúdos de pauta excelentes, mas com muita falta de periodicidade. Quanto ao NPC, isso são outras contas. O NPC consegue surpreender-me a cada episódio, mesmo quando o tema parece banal, o conteúdo é absolutamente informativo e bem formulado, transformando-se num podcast indispensável a quem como eu quer aprender mais e mais.

Nesta evolução de podcasts, não posso deixar de mencionar também o BrainCast, Bacanudo, Papo H, Ultrageek e claro alguém que corre numa outra dimensão, Luciano Pires com o Café Brasil. Não falo em -œcorrer noutra dimensão- por ser melhor ou pior que os outros, apenas por ser diferente, quanto a mim o podcast com mais responsabilidade dentro da podosfera, no sentido em que -œmexe- no nosso cérebro e na nossa personalidade a cada episódio, já não dá para passar a semana sem o -œupgrade- de mentalidade que o Luciano nos faz depois da respeitosa pergunta -œ-Posso entrar?-.

Os Podcasters são como lideres, não podem ser pessoas influenciadas, mas devem ser influenciadores, nós ouvintes precisamos disso, alguém que nos faça pensar, que nos ensine o caminho da resposta e não a resposta, alguém que nos livre daquelas mí­dias que entram no nosso cérebro e colocam lá futilidades e tudo isto sem sequer perguntar -œPosso entrar?

Saudações Podosféricas, até breve.