Saúde mental e produtividade: o que as pessoas ainda querem ouvir na quarentena? - Mundo Podcast 

Saúde mental e produtividade: o que as pessoas ainda querem ouvir na quarentena?

29 julho 2020 Por Mundo Podcast
Saúde mental e produtividade: o que as pessoas ainda querem ouvir na quarentena?

Foto: unsplash.com

A quarentena e o distanciamento social para tentar conter o avanço do coronavírus iniciou em março deste ano no Brasil e não parece ter uma data para acabar tão cedo. Diariamente, todos os meios de comunicação, nas mais diversas plataformas, exploram o assunto por todos os aspectos possíveis. 

A partir daí surgiu o questionamento: o que as pessoas ainda querem ouvir na quarentena? Vale a pena investir em assuntos relacionados à pandemia ou tudo já está saturado?  Separamos algumas dicas que podem deixar as coisas mais claras para você pensar o conteúdo do seu podcast. 

Esqueça o “novo normal”

Ninguém está falando para você deixar a máscara em casa e participar de aglomerações, por favor. Estamos falando do termo mesmo que não aguentamos mais ouvir e ler. E ele chama a atenção para uma coisa: evite pasteurizar seu conteúdo, seja original. 

Se você já tem um podcast com um público definido, evite mudar demais o formato para tratar destes assuntos, pois pode causar estranhamento. Quanto mais segmentado, original e honesto for a abordagem, mais identificação com o público destinado e, consequentemente, mais sucesso terá o podcast. 

Pandemia é assunto sério! 

Antes de mais nada, lembre-se: estamos vivendo a crise sanitária mais crítica dos últimos tempos, com milhares de mortos diariamente. Não cabe piada sobre o tema, toda informação deve ser muito bem apurada, com base em fontes oficiais e sem achismos. 

Nossos parceiros do Guia de Bem Estar, que estão acompanhando de perto diversos conteúdos relacionados ao tema, alertam que, infelizmente, tem crescido o número de conteúdo publicado na internet que divulga informações não verificadas sobre a pandemia. O apelo da equipe GBE é para que, se você não é especialista no assunto, evite opinar sobre ou então busque alguma opinião de quem pode falar com propriedade sobre o tema. 

Saúde mental e produtividade  

Esta valeu um espaço no título do nosso artigo. Mesmo há meses em quarentena, as pessoas ainda estão se adaptando com esse cenário, muitos tiveram jornadas de trabalho alteradas ou perderam os seus empregos, fora a ansiedade gerada pelo aumento de casos e isolamento social. 

Assuntos relevantes sobre como ser mais produtivo, dividir o tempo livre e da jornada de trabalho em home office, técnicas para aliviar a ansiedade, saber qual o momento de buscar a ajuda de um psicólogo, como aproveitar o tempo em casa e até entender os momentos de tédio e improdutividade são sempre relevantes. 

A ideia aqui é ser prático, trazer soluções e conforto para o ouvinte, sempre com informações relevantes e entregues de forma responsável, com base em orientações de profissionais. 

Fique atento às novidades da quarentena

Pensem nos assuntos que te interessariam. Você não pode competir com as notícias sobre o tema, que são publicadas de forma instantânea na internet, mas diversas reflexões são possíveis. 

Se o seu podcast fala sobre casa e decoração, por exemplo, conhece alguém que reformou algum cômodo sozinho no período ou tem todo o planejamento de uma reforma profissional? Relatos são sempre interessantes e nunca precisamos tanto de boas histórias para deixar este momento mais leve.