Você não vai acreditar no que este podcaster descobriu

Rickrolling like a dog - cachorro pug dançando - Artigo: Você não vai acreditar no que este podcaster descobriu | Sensacionalista

E assim é a fórmula de milhares de postagens pelos blogs e sites digiespalhados por aí­.

Uma chamada sensacionalista, um apelo ao lado curioso do ser humano e pronto, click ganho.

Depois do click ganho, o conteúdo pode ser qualquer coisa, afinal, você só queria captar a atenção daquele leitor danado que sempre te ignora nas timelines e redes sociais da vida, não é!?

Pois então… até que funciona, mas será que é isso que você quer para o seu conteúdo?

E será que muitos de nós não fazemos este mesmo tipo de malandragem com o nosso conteúdo podcastal? Será que só estamos aguçando a curiosidade sem realmente dar o que o nosso público espera?

Para fazer bonitinho, o tí­tulo honesto desta postagem poderia ser: Pare de boicotar a si mesmo!

Sendo assim, abaixo ressalto para vossa degustação, alguns aspectos que costumam deixar o ouvinte chateado e que até mesmo geram debandada da audiência:

Polêmica X Sensacionalismo

Apresentar um assunto polêmico é saudável e gera bastante engajamento, mas não subestime a sua audiência, o sensacionalismo já presume todo um desrespeito que ninguém quer. O sensacionalista apela para histórias trágicas, é cheio de preconceitos e dá uma melhoradinha na verdade para ela ficar mais interessante. Não faça isso!

Conteúdo que não faz jus ao tí­tulo

Não vou nem entrar nos méritos de tí­tulos que são praticamente uma charada, afinal, eles são normalmente usados em podcasts de humor e acho extremamente coerente que sejam uma piada.

O tí­tulo anuncia que fará uma resenha de um livro, anuncia que vai desmistificar o processo da produção da cerveja artesanal, anuncia que vai discutir o paralelo entre a vida de solteiro e a escolha dos sabores de miojo… enfim, não importa o que você promete, cumpra!

Pior coisa é você criar expectativa e a conversa rodar igual cachorro correndo atrás do rabo.

Desvio da Pauta e aleatoriedades

Você olha no seu feed o episódio sobre um tema que você adora, confere o tempo e descobre que tem 2 horas de duração, fica todo empolgado pensando “OMG, 120 minutos de tudo aquilo que eu amo”, mas daí­ descobre que tem 50 minutos de leitura de e-mail, 20 minutos de jabá, 15 minutos de risadinhas e piadas fracas e que só sobrou um cheirinho daquele tío desejado assunto. Decepcionante, né!?

Piadas Internas

Uma das piores maldições da dita podosfera são as tais piadas internas. O podcaster presume que todos os seus ouvintes fazem parte do seu cí­rculo de amizades ou que ele é tío especial que seus ouvintes são perfeitos stalkers e sabem tudo o que ele publica em suas redes e é claro, seguem todas as suas participações em outros programas.

É claro que tem casos e casos, mas na dúvida, foca no conteúdo, meu bem.

Hoje eu resolvi falar apenas das coisas irritantes. Você tem mais alguma para citar? Aproveita os comentários e mete bronca.

About the Author
Gestora de Mí­dias Sociais, palestrante e escritora. Co-autora do livro Reflexões sobre Podcast (primeira publicação nacional exclusiva sobre a mí­dia), é uma das acionistas do portal Mundo Podcast e co-host do Faz Bem Podcast.