Heavy Metal Bí¶x #5 - Temple of Shadows - Mundo Podcast 

Heavy Metal Bí¶x #5 – Temple of Shadows

23 maio 2016 Por Heavy Metal Bí¶x
Heavy Metal Bí¶x #5 – Temple of Shadows

O Angra é um dos maiores expoentes do Heavy Metal brasileiro. Em 2004 alcançaram o ápice ao lançar o melhor disco de Heavy Metal já feito, o Temple of Shadows.

Olá, Headbanger. Falando de Olinda – PE, meu nome é Thiago Miro e este é o Heavy Metal Bí¶x, um podcast que lhe levará para uma jornada ao longo de quase 50 anos de história do Heavy Metal através de seus artistas, músicas e histórias.

Neste episódio, a quinta publicaçío, irei abordar a história do cavaleiro cruzado retratada nas letras do Temple of Shadows, 5º álbum do Angra. Sem dúvidas, uma das maiores obras do Heavy Metal mundial.

ROTEIRO COMPLETO

O Angra é um dos maiores expoentes do Heavy Metal brasileiro ao lado do Sepultura. No meu humilde ponto de vista, o Angra é melhor banda de Power metal já feita levando em conta quesitos como criatividade, técnica dos músicos, vocalistas etc. É um caso em um milhío onde gênios se reúnem para produzir algo maravilhoso.

Todos os discos do Angra sío incrí­veis, mas hoje vamos focar no quinto álbum, um disco conceitual que para mim é o melhor disco de Heavy Metal já feito.

Em 2004, o Angra estava no auge de sua trajetória colhendo os frutos do seu último disco, Rebirth, em que tiveram a estreia do entío novo vocalista Edu Falaschi. Todos estavam ansiosos pelo que o Angra tinha a mostrar. E foi aí­ que fomos pegos de calças arriadas, foi arrebatador.

Em 6 de setembro chegou í s lojas o Temple of Shadows. Cara é tanta coisa para se falar sobre esse disco que eu nem sei por onde começar. Deixa eu organizar os pensamentos aqui…

Como eu falei, esse é um álbum conceitual, entío vamos explicar o que isso significa e qual seria esse conceito.

Um álbum conceitual se trata de uma obra inteiramente construí­da sob uma única temática, que visa contar uma história ou apresentar pontos de vista. Eu já fiz um Heavy Metal Bí¶x sobre um disco assim, o Ride The Lightning, inteiramente tematizado sobre a morte. Um outro exemplo também muito conhecido é álbum Dark Side of the Moon, do Pink Floyd. Todos os discos do Dream Theater costumam ser conceituais. Enfim, essa é uma prática comum no Heavy Metal.

Mas ninguém jamais fez o que o Angra fez.

Temple of Shadows (Templo das Sombras, em português) conta a história do Caçador da Sombra, o Shadow Hunter, que é convocado pelo Papa Urbano II a se juntar ao seu exército para a primeira cruzada, ocorrida no século XI. Durante sua jornada, o Shadow Hunter reflete sobre a guerra, sobre a igreja e sobre sua fé.

Vamos í s músicas. Vamos destrinchar essa história…

A história do álbum começa no ano de 1095. O mundo estava sofrendo mudanças de grandes proporções, e Jerusalém se encontrava nas míos dos muçulmanos. Jerusalém é conhecida até hoje como a “Terra Santa” por pelo menos três religiões diferentes – os judeus, os cristíos e os muçulmanos – e por isso ela era e ainda é muito cobiçada.

A cidade havia sido tomada pelos muçulmanos no ano de 638, e o domí­nio islmico era massacrante para os peregrinos cristíos que iam até a cidade. Os abusos cometidos pelos muçulmanos eram constantes, e o maior deles foi a destruiçío da Igreja do Santo Sepulcro em 1009, ordenada por Al-Hakim bi-Amr Allah. Obviamente, a resposta cristí seria í  altura dos abusos sofridos.

Em 1095, o Papa Urbano II proclamou a Primeira Cruzada. Esta peregrinaçío armada para a Terra Santa tinha como objetivos nío só a tomada de Jerusalém, mas também o apoio aos cristíos ortodoxos do leste europeu. Além disso, havia também interesses econômicos envolvidos, como a conquista de novas rotas comerciais com o Oriente.

A Primeira Cruzada pode ser dividida em duas invasões distintas: a Cruzada Popular, em que inicialmente o povo se mobilizou, e a Cruzada dos Nobres, que veio depois e foi a principal responsável pelo sucesso da empreitada. A Cruzada Popular contou com quase 30.000 plebeus, entre homens, velhos, mulheres e crianças, que por nío terem treinamento militar acabaram sendo massacrados.

Existe um motivo para a primeira invasío ter sido popular. Foi no Concí­lio de Clermont que o Papa Urbano II decidiu conceder a indulgência aos que fossem ao Oriente defender a peregrinaçío. Trocando em miúdos, o Papa garantiu a salvaçío a todos aqueles que morressem em combate contra os infiéis. E ao expor publicamente sua decisío, Urbano II foi aclamado pela multidío, aos gritos de “Deus quer assim!” ou em latim…

DEUS LEVOLT! (Deus quer assim)

O disco abre com uma faixa instrumental que se encerra em perfeito encaixe com a faixa seguinte.

É em meio a um mundo em transformações que o cruzado conhecido como Caçador da Sombra encontra um rabino judeu. O rabino, um oráculo velho e cego, diz ao viajante que “ele foi escolhido por Deus para trazer luz aos olhos de quem nío pode ver”. O oráculo entrega um livro em branco para o cruzado, lhe dizendo palavras que ressoariam em seus ouvidos por anos: “Queime os templos! Espalhe seu fogo! (Spread Your Fire).

SPREAD YOUR FIRE

Sobre a música… Cara, sua cabeça explode com os solos alucinantes do Kiko… quando o Edu começa a cantar você fica estático com o que está acontecendo. Cara, que coisa linda é essa, que letra é essa, e esse coral??? A velocidade, a força… cara, isso é a epí­tome do Power Metal.

Spread your fire se trata do ensinamento feito pelo Rabino ao Shadow Hunter. -œLiberte o anjo da luz, agradeça-o por nos trazer í  vida, Lúcifer é apenas um nome! Nós somos os únicos que o culpam. Olhe ao seu redor, eu nío sou louco. Satanás também é filho de Deus-.

Esse trecho da música trata-se de um momento de dúvida do nosso cruzado antes de partir em sua jornada, mas pode haver uma interpretaçío interessante em nossas vidas, nossas vidas como humanidade.

O ser humano, ao ser criado, vivia em um paraí­so sob í s ordens de uma entidade onipotente e onisciente. Você poderia fazer o que quiser, exceto desobedecer uma ordem especí­fica, trazendo-lhes assim a falsa ideia de livre arbí­trio, existente até os dias atuais na mente de quem é cristío.

Lúcifer, ao enganar o casal primordial, teria condenado ambos a perdiçío. Mas eu penso diferente, Ele nos libertou.  O trecho da música -œLiberte o anjo da luz e agradeça-o por nos trazer de volta a vida- representa isso para mim.

De volta a música, o Rabino encerra seu ensinamento dizendo ao nosso cruzado -œNío tenha medo de liderar com sua espada, você é o escolhido. Vá-.

ANGELS AND DEMONS

Angel and Demons nío é tío explosiva quando a música anterior, até lembra bastante o Dream Theater, a música é bastante progressiva. Nessa música, o Caçador sai em sua jornada para difundir uma nova crença. Isso o torna um herege para a Igreja Católica.

Angels and Demons fala o seguinte:

Lute contra o império do medo
Mais cedo ou mais tarde eles vío tentar te convencer de que você está errado.
Encare a verdade: Deus nío é amor.

Cara, que porrada essa música. Nío sei se o impacto em mim foi grande pela aplicabilidade que tive com ela… em 2004 eu estava num processo de perda da minha fé onde cada vez mais duvidava da existência de um mundo espiritual.

Somando tudo o que eu lia a uma frase como essa… -œEncare a verdade: Deus nío é amor-. De fato, Deus está longe de ser amor. Deus, se existisse, nío seria diferente de tantos ditadores sanguinários que já tivemos na história da humanidade. Quando vejo alguém muito preconceituoso, rí­gido quanto ao que a bí­blia fala e diz que é a vontade de Deus, eu acredito. Pois ele seria assim mesmo.

WAITING SILENCE

Waiting Silence conta um momento em que o Caçador já está na Terra Santa e se apaixona por uma muçulmana, com a qual se casa e tem dois filhos. Ele entra em conflito consigo quando a atender seu chamado ou viver sua vida ao lado de sua famí­lia.

A vida é muito curta para afundar na tristeza
Seu destino lhe espera
Viva como se nío houvesse amanhí
Faça valer antes que você morra

Neste momento, a primeira frente cruzada da Igreja Católica ataca sua cidade.

WISHING WELL

Wishing Well ou Fonte dos Desejos é um momento da história que se passa na mente do Shadow Hunter. Ele fecha os olhos e começa a sonhar. Em seu sonho ele se lembra de algumas palavras ditas pelo Rabino antes de sua viagem:

“Nío importa onde você joga suas moedas, quer seja em uma igreja ou na fonte dos desejos, o que importa é a tua fé! Se há um Deus, ele nío tem casa: ele está em toda parte!”

Wishing Well é a música mais leve do disco, mas nío -œmenos boa- por causa disso. Ela encerra te dizendo para fazer seus sonhos realidade novamente, sonhar é acreditar na sua fonte de desejos.

THE TEMPLE OF HATE

Meu querido batedor de cabeça, para mim esse é o auge do disco. Que música potente. Ela conta com o vocal absurdo do Kai Hansen… e se você nío sabe quem é Kai Hansen, tire essa camisa preta porque tu é emo.

Nío, brinks… se você gosta de emo por mim tudo bem. Ouça o que você gosta e nío me encha a porra do saco. O Kai Hansen é considerado um dos criadores do gênero Power Metal, ele fundou o Helloween, um dos deuses sagrados do Power.

O Kai e o Edu fazem um dueto perfeito nessa música. Ouve um pouquinho…

Nesse momento da história Jerusalém está sob ataque. Sua famí­lia, esposa e filhos, sío mortos, assim como toda a populaçío. Os eventos dessa música coincidem com os eventos reais ocorridos em 1099.

O grande templo de Jerusalém fica conhecido como Templo do í“dio, um local dominado por fanáticos, intolerantes e ignorantes.

THE SHADOW HUNTER

O Caçador se encontra num bordel onde uma prostituta cigana vê nos olhos dele que ele é o escolhido.

Ela diz: “As palavras do velho homem nío terío sentido algum até que você encontre a estrela da manhí. Sua missío é importante, mas nío está no exército”. Ele se desespera procurando redençío para sua mente e espí­rito, ele fica como um lobo perambulando a procura de comida. Ela apenas o enche de dúvidas; dizendo que o amor o iria tirar de seu caminho.

O Caçador da Sombra (The Shadow Hunter) é ferido e tem de correr para escapar das tropas. Ele sonha com os pergaminhos perdidos nas ruí­nas do Templo de Salomío e dentro de cavernas perdidas no Mar Morto.

Jesus era um homem
Com um coraçío, com uma mente
Com um corpo, com uma alma
Tío divino quanto você mesmo
Deus nío tem mente, nío tem coraçío
Nío tem corpo, nío tem alma
E nem semelhança de você

É nesse momento em que ele descobre que sua famí­lia está morta

NO PAIN FOR THE DEAD

Essa música é uma continuaçío direta da música anterior. E de certo, essa é a música mais bonita do disco. Ela conta com a participaçío de Sabine Edelsbacher, vocalista da banda austrí­aca Edenbridge. A voz dela é angelical. Eu passei a ouvir todos os discos do Edenbridge só pela voz dela.

Enquanto ele está enterrando sua esposa e filhos, o viúvo sabe que vai ter de carregar toda aquela dor pelo resto de sua vida. Todos os momentos que tiveram juntos, desapareceram de uma vez e se converteram em nada além de tristes lembranças. É sempre melhor para aqueles que partem do que para aqueles que ficam.

Enquanto ele encara a face pálida do filho no caixío, ele entende quío sublime é estar livre dos víos sentimentos mortais. Assim, nío haverá mais dor para os mortos. (No Pain For The Dead)

Face the angels of Death, soon your time will be over.
Encare os anjos da morte, em breve sua hora vai chegar.

Sabine ainda canta:

O paraí­so é uma metáfora. Liberte sua mente e espí­rito.

2004 foi um ano tenso. Além do que já contei mais cedo no episódio, eu fui surpreendido com a notí­cia de morte de um amigo muito próximo em um acidente de trnsito bastante violento. Ainda sinto uma angústia quando lembro dos depoimentos de testemunhas que falaram com ele ainda no local do acidente, momentos antes de sua morte.

Essa música te traz uma reflexío muito intensa sobre a morte, te faz chorar, te faz sorrir. Cara, depois de sua morte, você apenas será levado pelo vento, pela água e pelo fogo. Nío existe dor para aqueles que já morreram.

Essa tem que tocar inteira, é linda demais…

WINDS OF DESTINATION

Winds of Destination traz a participaçío do Hansi Kí¼rsch, vocalista do Blind Guardian.  Peço perdío aos fís do Blind Guardian pelo comentário a seguir… essa foi a única vez em que o vocal desse cara me agradou. EU já tentei várias vezes ouvir e gostar do Blind Guardian, mas nío sei o que acontece. Simplesmente nío me agrada. Mas esse nío é o assunto.

Em 1123, dois nobres da Europa e sete Cavaleiros Cruzados foram nomeados para guardar as ruí­nas do Templo de Salomío e para proteger os Cristíos que vinham visitar os locais sagrados. Eles eram chamados Templários. Pelos túneis dos restos do tempo eles encontram relí­quias e manuscritos que continham a essência das tradições do Judaí­smo e do Egito antigo, algumas das quais remetiam aos tempos de Moisés. Liberdade de pensamento intelectual e a restauraçío de uma religiío única e universal era seu objetivo secreto. Aos olhos de Deus, toda manifestaçío de vida é a mesma. Nío há caminho especial preparado para nós. Um ser humano nío vale mais que um redemoinho carregando folhas caí­das. Estamos todos sendo guiados pelos mesmos Ventos do Destino. (Winds Of Destination)

SPROUTS OF TIME

Sprouts of Time acho a música mais fraca do disco. Como em todo disco do Angra, existe uma influência muito forte da cultura brasileira na parte instrumental. Nessa faixa é possí­vel perceber bastante, principalmente no solo, uma base de bossa nova muito bem elaborada pelo Kiko Loureiro.

Sprouts of Time narra o momento, após algum tempo, em que o Caçador da Sombra começa uma nova religiío, reunindo pessoas ao seu redor para espalhar a verdade por ele revelada. Palavras de paz e amor semeadas no coraçío dos sábios, mas caí­ram sem dar frutos no solo rochoso do coraçío dos cegos. Segundo a música, -œO futuro é uma consequência do que fazemos agora. O presente expõe os Frutos do Tempo”.

MORNING STAR

Muito tempo se passou e muitas batalhas foram lutadas… um dia, quando o Caçador acorda, dois homens Muçulmanos o estío carregando num tipo de rede balançando num longo pedaço de madeira. Fraco e assustado ele nío consegue reagir. Bem acima de sua cabeça, onde o sol está amanhecendo, a Estrela da Manhí (Morning Star) brilha no céu do novo dia. A estrela de seis pontas apresenta uma cruz e um tridente juntos como um só. Ele entende o primeiro sinal ao ouvir o uivo dos lobos. Naquele exato momento, a primeira profecia é cumprida. Ele descobrirá mais tarde que os dois homens sío irmíos. Eles decidiram carregar o homem até sua casa quando o viram deitado e manchado de sangue no chío…

Enquanto seus ferimentos se curam, o Shadow Hunter reflete

Todo este tempo eu estive perdido no deserto
Tenho que fugir!
Agora devo decidir antes do amanhecer que ilumina um novo dia
Anunciando no céu a Estrela da Manhí!
Nío tenho mais nada a perder, seguirei meu caminho esta noite.

LATE REDEMPTION

Novamente o Angra volta a refletir sobre a morte nesse disco. Dessa vez com a participaçío de ninguém menos que Milton Nascimento, o Deus sagrado da MPB brasileira. É engraçado que numa entrevista o Edu e o Rafael falaram que nem eles mesmos acreditaram quando Milton aceitou o convite para as gravações.

O resultado claro, uma das coisas mais lindas que eu já ouvi na vida. Milton canta em português em dueto com Edu, ambos cantando letras diferentes em idiomas diferentes, mas mesmo assim com um encaixe perfeito.

Durante os últimos momentos da vida do Shadow Hunter, ele ainda está questionando: “Eu estava certo? Eu estava errado?” Lembranças e pensamentos giram em sua mente. O prisioneiro está sendo visitado por anjos. Ou sío demônios? Quem sabe? Como pode o mais puro coraçío julgar o mal? O Anjo da Morte estende os braços e oferece um confortável silêncio eterno. O Caçador da Sombra entrega seu corpo e sua alma, certo de sua Redençío Tardia.

Eu vou contando os dias
E já, já nío tenho medo
Eu lhe peço
Eu imploro
Quando a minha hora chegar
Meu descanso minha paz

Apesar da temática de morte nesta faixa, a música na verdade fala sobre esperança, sobre fazer o que é bom, o que te fará uma pessoa melhor:

Cante uma cançío desconhecida
Plante mais lembranças na sua vida

A história se encerra com a reflexío do Caçador:

É hora de achar a Redençío
Só o amor desafia a Ressurreiçío
Marque minhas palavras:
Deus abandonou esse mundo!
Meu destino se acaba
E essa esperança sobre sua compreensío
Esse é o amor que você tem sonhado por tanto tempo?
Acabou-se para mim

Nesse momento o Shadow Hunter morre.

GATE XIII

A última faixa do disco é um instrumental orquestral que reprisa vários riffs de todo o disco, algumas progressões, que simbolizam o ciclo de vidas consumindo vidas para continuar vivendo, como uma cobra comendo a própria cauda.

Meu querido batedor de cabeça, que disco!!!

Nío posso encerrar esse e programa sem levantar para bater palmas de pé para o Rafael Bittencourt, autor do conceito e de todas as letras desse disco. Ele nío é só um guitarrista incrí­vel, como um compositor excepcional.

Muitas palmas

É claro, há muito mais o que ser dito sobre esse disco, mas nío há tempo hábil aqui no podcast. Essa é hora de você me mostrarem o que nío percebi nessas entrelinhas.

E assim eu me despeço… você gostou? Pow, entío assina aí­ para receber os novos episódios assim que eles forem publicados. Se quiser sugerir algo ou criticar deixe algo nos comentários ou envie e-mail para contato@heavymetalbox.com.br.

Obrigado a todos pelos comentários e incentivos nos episódios anteriores. Muito obrigado por ouvir esse episódio, até o próximo. Tchau.