Pauta: Como criar e guiar seu podcast

9 março 2013 Por Leonardo Mitocôndria
Pauta: Como criar e guiar seu podcast

O que é Pauta

Em uma ideia geral, enquanto que a produção de um filme pode ser dividida em pré-produção, produção, e pós-produção, um podcast também pode ser levado desta maneira. Em ambos, a produção será a gravação e a pós será a edição, e se em uma produção cinematográfica a pré é a criação do roteiro, em um podcast é a criação da pauta, que não deixa de ser um roteiro para o podcast.

Para isso venho mostrar a importância, dicas e tipos de pautas para quem esta começando seu podcast.

Se alguém ainda não entendeu, pauta é o texto que os podcasters (pelo menos o host) usarão para guiar a gravação.

Em primeiro lugar, deixo claro que tipos diferentes de podcasts terão tipos diferentes de pautas, e cada um deve fazer a pauta da forma que mais lhe for confortável. Havendo várias formas de pautas, divido aqui em cinco tipos:

Sem pauta

Se um podcast é muitas vezes chamado de uma conversa de bar gravada, esse é o sentido mais puro dessa expressão. Ninguém escreve nem prepara nada, apenas define um tema e começa-se a conversa. Não conheço podcasts que façam dessa forma, e acho que se tiver serão poucos, pois dificilmente será algo informativo e muito organizado. Mas se todos os integrantes tiverem uma boa química pode sim ter algo legal ai, pois nada impede que seja um episódio divertido e engraçado. Mas cuidado, pois é praticamente impossível de prever o resultado de uma gravação assim.

Pauta-guia

Ok, eu sei que toda pauta seria um guia, mas essa seria apenas isso. Formada apenas por tópicos do qual você quer abordar no episodio, sem informação, ela serve para controlar a ordem dos assuntos dentro do tema, pode ser feita em poucas linhas, dentro mesmo da conversa do Skype. Por exemplo:

  • Apresentação dos integrantes
  • Apresentação do tema
  • Subtemas em específicos
  • Curiosidades
  • Opiniões dos participantes
  • Jabá e contato do convidado
  • Finalização

De certa forma essa é a pauta mínima que um podcast deve ter, mesmo em gravações que não sejam informativas, que contenha mais opiniões e histórias pessoais, esse tipo será de grande ajuda para não se perderem na gravação, os participantes terão uma noção de qual momento falar o quê, e assim o ritmo sai muito melhor.

As próximas pautas seriam uma evolução dessa, por assim dizer, a pauta-guia é praticamente um esqueleto de qualquer pauta.

Pauta-Lembrete

Seguindo o estilo da anterior, mas com algumas pequenas informações e curiosidades em poucas linhas em alguns tópicos. Esse formato ajuda principalmente o host, pois alem de guia-lo, faz com que não se esqueça de certos detalhes sobre o tema. Ideal para não se esquecer de datas, nomes, links e etc. Considerando as participações que já fiz em outros podcasts acredito que esse seja o formato mais usado atualmente.

Pauta-Informativa

Vou abrir o jogo e dizer, esse é o tipo de pauta que uso no Papo Lendário. Ideal para casts técnicos, didáticos e que tenham muito conteúdo para passar. Essa seria uma pauta-lembrete com muito mais conteúdo. Por ser o tipo mais complexo é o que pode variar mais de podcast para podcast. Mas sua ideia é basicamente ser dividida em tópicos e subtópicos e cada um contendo informações precisas e detalhadas sobre o mesmo.

Pauta-Transcrita

Um tipo bem peculiar de pauta, onde essa é exatamente o podcast em si. Sendo possível apenas em casts com uma única pessoa, pois o podcast será uma leitura da pauta. Sei que a ideia de um monologo-cast pode parecer mais um monótono-cast. Mas se formos pegar alguns exemplos como Escriba Café e Café Brasil, que possuem apenas um integrante, vesse que pode sair algo de alta qualidade, mas para isso é preciso ter uma ótima fonética, conhecimento da língua e interpretação.

Dicas

Pauta é uma ferramenta, e não um obstáculo.

Como criar uma pauta para podcast

A pauta deve servir para ajudar, e não atrapalhar, para isso você não pode se prender totalmente à pauta. Ela deve ser usada para mostrar o caminho do assunto, e caso aja alguma saída deste você poderá voltar. No entanto às vezes o assunto pode render mais do que estava previsto na pauta, com informações e ideias que não estavam lá, na verdade isso é o mais comum. Portanto, aprenda a não fechar seu podcast à pauta em si, principalmente na Pauta-Informativa, que por possuir mais conteúdo parece ter uma aparência de algo fechado como se não fosse possível ir além.

Pauta-Informativa + Pauta-Lembrete

Mais uma dica voltada para o que defini de pauta-informativa, uma porque é a que uso, e outra porque é a mais complexa.

Essa dica serve para não assustar os convidados. A pauta-informativa às vezes pode conter varias paginas, agora imagina você convidar alguém e lhe passar uma arquivo com varias páginas para ele ler em poucos minutos antes de gravar, pode ser desconfortável não é mesmo? Para isso o host pode ter uma pauta bem detalhada para ele, enquanto que os convidados ficam com uma pauta simples, no estilo da pauta-lembrete, para que eles tenham noção do que esta sendo falado no momento.

Mais Conhecimento, Menos Pauta.

Quanto mais você e os outros participantes tiverem domínio de um assunto menos conteúdo será preciso ter na pauta. A pauta serve para ajudar, guiar e lembrar, mas se é um tema que você já conhece bem a ponto de não precisar ler muita coisa então não precisa detalhar a pauta. Por esse motivo disse que os casts com opiniões e histórias pessoais são ótimos para a pauta-guia. Obviamente, todo mundo conhece bem sua própria historia de vida e opinião.

Exemplo: Se for fazer um episodio sobre psicologia e tiver um psicólogo no episodio, ele mesmo irá trazer muita informação que assim não seria tão preciso estar na pauta, para isso digo novamente para não se prender na pauta e deixar a conversa fluir. Por outro lado, o contrario também vale. Caso você não domine o assunto e tenha pesquisado apenas para o episodio em si, detalhe a pauta, mesmo que seja apenas para você, host, pois senão com certeza esquecerá-se de informações importantes sobre o assunto.

Resumo das Informações

Caso você faça uma pauta com bastante conteúdo, coloque as informações resumidas com suas próprias palavras. Na hora da dinâmica da gravação, ler um texto próprio flui melhor, caso contrario você terá que ler a informação e torna-la em suas palavras no momento em que fala. Se for feito desta forma, é provável que fique claro que você está lendo algo e não apenas falando, e isso é chato.

Coletando Conteúdo

Falar de qualquer assunto necessita conhecimento, caso contrario você cometerá muitos erros. Pesquise bastante sobre o tema. E assim fica obvio o fato de que só vale a pena fazer um podcast de algo que você realmente gosta de aprender, de pesquisar e de falar.

Convidados

Mesmo que você tenha chamado especialistas sobre o assunto do episodio, estude sobre isso. Pois senão você ficará perdido no que o convidado estiver falando, e muitas vezes não saberá o que comentar ou perguntar a ele. Mostre, claro, que você não domina o tema, mas mesmo assim deve estar por dentro do assunto.

As Fontes

A internet é uma grande fonte de informação para qualquer tema, mas cuidado, muita porcaria se encontra alí. Analise tudo o que você encontrar sobre o assunto, não utilize apenas um site como referência, e mesmo se usar mais de um, verifique se um não é basicamente copia do outro.

Não se prenda apenas a internet, leia livros, veja documentários etc. Se for algo realmente informativo, sua pauta pode levar meses para ser feita, mas poderá gerar um episodio que será motivo de orgulho.



Para ouvir: Metacast #10 – Como montar uma pauta

Euler ETI Euler ETI