Criar um podcast é um processo primeiramente, criativo, mas fora procurar o melhor aplicativo para gravar as vozes com mais qualidade, organizar um pouco a produção, só ajuda seu podcast a ter uma entrega mais profissional. Existem MILHARES de métodos para organizar coisas, mas neste tutorial, vou mostrar um aplicativo gratuito muito popular de gerenciamento de tarefas, o Trello.
Basicamente, o Trello funciona em um sistema de quadros e cartões. Os quadros são sua área de trabalho, para organizar as coisas de um jeito mais macro, enquanto os cartões são usados para organizar os elementos internamente como, por exemplo, cada episódio.
Dentro dos cartões é onde a magia acontece: é dentro deles que você pode organizar todos os passos da produção de um episódio, principalmente se você tiver uma equipe ou dividir a produção com outras pessoas. Dentro de um cartío, você pode inserir arquivos, deixar comentários, criar uma check list e outros recursos para deixar sua produção de cada episódio mais organizada.
Exemplo de card do Trello
Essa é basicamente a visão de um cartío dentro do Quadro.
Agora vamos fazer um passo-a-passo de exemplo para criar e organizar seus episódios.
Eu renomeei algumas colunas e achei que seria necessário criar mais uma para organizar os episódios já publicados.
Na imagem, a coluna IDEIAS é basicamente um depositário simples de ideias que você teve ao longo do tempo, eu geralmente anoto as minhas em tudo quanto é lugar, se você também é assim, ou mantém tudo só na cabeça, essa coluna serve só para jogar as ideias ali e ficarem na sua frente o tempo topo, estes cartões nascem basicamente só com um título.
Se você tiver mais integrantes no seu podcast, eles também pode adicionar as ideias deles ou interagir com a sua, dando mais corpo para aquele cartío.
Digamos que o cartío -œSe acabar a internet-, tem elementos dentro dele (links e sugestões) suficientes para criar a pauta. É isso, já temos o próximo episódio, então o cartío passará para PRODUZINDO.
Agora que você decidiu o que vai gravar e está pronto para organizar todos aqueles links e comentários (no whatsapp, no messenger e até dentro do Trello) em um único lugar para que todos que estão dentro ou fora dos membros do Trello possam ver. Neste caso, a pauta está em um documento do Google, neste caso, o link da pauta foi anexado dentro do cartío.
No -œMEU PODCAST- eu também decidi que meu podcast tem uma linha editorial que eu organizei por tags. O episódio sobre o fim da internet, ficou dentro de FUTUROLOGIA.
Também quero finalizar tudo o que é necessário para a produção do episódio antes do dia 1 de agosto de 2019 para que não atrase as publicações, nem seja publicado muito adiantado. Então este foi o prazo que eu coloquei no cartío.
Depois disso, eu cliquei em -œCHECKLIST- e fiz uma lista com itens importantes, do início até o fim do episódio. Todos estes itens precisam ser finalizados antes do prazo do cartío.
Então os integrantes do cartío começaram a ajudar na produção. A pauta foi produzida em um documento do google, para que os convidados possam acessar também. Então a pauta já está pronta e anexada ao cartío no Trello. Essa parte pode ser marcada como concluída no cartío (eu costumo inserir a data, só pra saber).
Com o passar dos dias, tudo correu como previsto e o episódio já foi gravado, agora está no processo de edição. Como os arquivos na versão gratuita do Trello só podem ter até 10 mb, eu criei uma pasta no Google Drive e, assim como a pauta, anexei dentro do cartío.
Logo em seguida, um outro membro estava inspirado e resolveu criar a capa do episódio. Ele mesmo anexou os arquivos dentro do cartío e já marcou estes itens no Checklist como finalizados.
Também já criei o texto do post e o título que acompanha o episódio. Como todas as informações estão reunidas em um mesmo cartío. Quando chegar o momento de publicação (ou na hora de agendar), eu simplesmente abro o cartío e utilizo todos textos e arquivos que estão aqui dentro. Fica bem mais fácil assim, não?
PRONTO! Agora o episódio está pronto e passou para a coluna FINALIZADOS, e tudo antes do dia 1 de agosto!
Se você olhar bem, vai perceber que no resumo do cartío na coluna, o checklist está com 7 itens marcados como concluído, mas ainda falta um. É porque este episódio ainda não foi publicado. Assim que estiver no ar, assim como a data, eu também vou colar o link do episódio do checklist, finalizando os 8 itens.
Enquanto nos focamos no cartío sobre o fim da internet, o episódio 101 foi publicado e outros integrantes do meu podcast avançaram nas ideias de outros dois episódios. Isso quer dizer que você não precisa ser a única pessoa que pode ajudar na organização do seu podcast.
Conluindo
Espero que este breve tutorial te ajude a organizar melhor a produção do seu podcast, deixando mais tempo para se preocupar com o seu conteúdo e com suas noites de sono, sem precisar de correria e gritaria para a produção de cada episódio.
O Trello possui muitos add-ons que podem te ajudar ainda mais na hora de organizar, como visão por calendários, integração com outros serviços e muito mais.
E você? Gostou das dicas? Deixe aqui nos comentários se você também tem algum método de organização para o seu podcast.
Guilherme Baldi é publicitário e faz podcasts desde 2009, atualmente é integrante do podcast Radiofobia. Também produz podcasts para clientes como Ministério do Turismo, Saúde, Infraestrutura, Embratur, CNI, ABDI e Secretaria Especial do Esporte (antigo Ministério do Esporte).