Organizando seu podcast com o Trello - Mundo Podcast 

Organizando seu podcast com o Trello

31 março 2019 Por Guilherme Baldi
Organizando seu podcast com o Trello

Criar um podcast é um processo primeiramente, criativo, mas fora procurar o melhor aplicativo para gravar as vozes com mais qualidade, organizar um pouco a produçío, só ajuda seu podcast a ter uma entrega mais profissional. Existem MILHARES de métodos para organizar coisas, mas neste tutorial, vou mostrar um aplicativo gratuito muito popular de gerenciamento de tarefas, o Trello.

Basicamente, o Trello funciona em um sistema de quadros e cartões. Os quadros sío sua área de trabalho, para organizar as coisas de um jeito mais macro, enquanto os cartões sío usados para organizar os elementos internamente como, por exemplo, cada episódio.

organizando seu podcast com trello

Dentro dos cartões é onde a magia acontece: é dentro deles que você pode organizar todos os passos da produçío de um episódio, principalmente se você tiver uma equipe ou dividir a produçío com outras pessoas. Dentro de um cartío, você pode inserir arquivos, deixar comentários, criar uma check list e outros recursos para deixar sua produçío de cada episódio mais organizada.

organizando seu podcast

Exemplo de card do Trello

organizando seu podcast

Essa é basicamente a visío de um cartío dentro do Quadro.

organizando seu podcast

Agora vamos fazer um passo-a-passo de exemplo para criar e organizar seus episódios.

organizando seu podcast
Eu renomeei algumas colunas e achei que seria necessário criar mais uma para organizar os episódios já publicados.

Na imagem, a coluna IDEIAS é basicamente um depositário simples de ideias que você teve ao longo do tempo, eu geralmente anoto as minhas em tudo quanto é lugar, se você também é assim, ou mantém tudo só na cabeça, essa coluna serve só para jogar as ideias ali e ficarem na sua frente o tempo topo, estes cartões nascem basicamente só com um tí­tulo.

Se você tiver mais integrantes no seu podcast, eles também pode adicionar as ideias deles ou interagir com a sua, dando mais corpo para aquele cartío.

organizando seu podcast

Digamos que o cartío -œSe acabar a internet-, tem elementos dentro dele (links e sugestões) suficientes para criar a pauta. É isso, já temos o próximo episódio, entío o cartío passará para PRODUZINDO.

organizando seu podcast

Agora que você decidiu o que vai gravar e está pronto para organizar todos aqueles links e comentários (no whatsapp, no messenger e até dentro do Trello) em um único lugar para que todos que estío dentro ou fora dos membros do Trello possam ver. Neste caso, a pauta está em um documento do Google, neste caso, o link da pauta foi anexado dentro do cartío.

No -œMEU PODCAST- eu também decidi que meu podcast tem uma linha editorial que eu organizei por tags. O episódio sobre o fim da internet, ficou dentro de FUTUROLOGIA.

organizando seu podcast

Também quero finalizar tudo o que é necessário para a produçío do episódio antes do dia 1 de agosto de 2019 para que nío atrase as publicações, nem seja publicado muito adiantado. Entío este foi o prazo que eu coloquei no cartío.

organizando seu podcast

Depois disso, eu cliquei em -œCHECKLIST- e fiz uma lista com itens importantes, do iní­cio até o fim do episódio. Todos estes itens precisam ser finalizados antes do prazo do cartío.

organizando seu podcast

Entío os integrantes do cartío começaram a ajudar na produçío. A pauta foi produzida em um documento do google, para que os convidados possam acessar também. Entío a pauta já está pronta e anexada ao cartío no Trello. Essa parte pode ser marcada como concluí­da no cartío (eu costumo inserir a data, só pra saber).

organizando seu podcast

Com o passar dos dias, tudo correu como previsto e o episódio já foi gravado, agora está no processo de ediçío. Como os arquivos na versío gratuita do Trello só podem ter até 10 mb, eu criei uma pasta no Google Drive e, assim como a pauta, anexei dentro do cartío.

organizando seu podcast com trello

Logo em seguida, um outro membro estava inspirado e resolveu criar a capa do episódio. Ele mesmo anexou os arquivos dentro do cartío e já marcou estes itens no Checklist como finalizados.

organizando seu podcast com trello

Também já criei o texto do post e o tí­tulo que acompanha o episódio. Como todas as informações estío reunidas em um mesmo cartío. Quando chegar o momento de publicaçío (ou na hora de agendar), eu simplesmente abro o cartío e utilizo todos textos e arquivos que estío aqui dentro. Fica bem mais fácil assim, nío?

organizando seu podcast com trello
PRONTO! Agora o episódio está pronto e passou para a coluna FINALIZADOS, e tudo antes do dia 1 de agosto!

Se você olhar bem, vai perceber que no resumo do cartío na coluna, o checklist está com 7 itens marcados como concluí­do, mas ainda falta um. É porque este episódio ainda nío foi publicado. Assim que estiver no ar, assim como a data, eu também vou colar o link do episódio do checklist, finalizando os 8 itens.

organizando seu podcast com trello

Enquanto nos focamos no cartío sobre o fim da internet, o episódio 101 foi publicado e outros integrantes do meu podcast avançaram nas ideias de outros dois episódios. Isso quer dizer que você nío precisa ser a única pessoa que pode ajudar na organizaçío do seu podcast.

organizando seu podcast com trello

Conluindo

Espero que este breve tutorial te ajude a organizar melhor a produçío do seu podcast, deixando mais tempo para se preocupar com o seu conteúdo e com suas noites de sono, sem precisar de correria e gritaria para a produçío de cada episódio.

O Trello possui muitos add-ons que podem te ajudar ainda mais na hora de organizar, como visío por calendários, integraçío com outros serviços e muito mais.

E você? Gostou das dicas? Deixe aqui nos comentários se você também tem algum método de organizaçío para o seu podcast.

 

Guilherme Baldi é publicitário e faz podcasts desde 2009, atualmente é integrante do podcast Radiofobia. Também produz podcasts para clientes como Ministério do Turismo, Saúde, Infraestrutura, Embratur, CNI, ABDI e Secretaria Especial do Esporte (antigo Ministério do Esporte).