Produzindo um mídia kit para podcast

27 janeiro 2013 Por Thiago Miro
Produzindo um mídia kit para podcast

Como todos sabem, o mídia kit é o documento onde estão expostas as estatísticas de um site com a intenção de atrair patrocinadores e anunciantes. Não importa o tamanho do site, o PageRank ou a quantidade de acessos, se você não possuir um mídia kit claro e objetivo as dificuldades para encontrar alguém para investir em seu site serão muito maiores. Há, sim, casos de sites novos que conseguiram contratos comerciais por já possuir um midia kit.

Pensando nisso e seguindo o pedindo de leitores, vou mostrar como produzir um mídia kit para um site com podcast. O Mídia kit do [ Mundo Podcast ] foi produzido baseado em mídia kits de grandes e pequenos sites com e sem podcast. Juntei em um documento as informações indispensáveis para tornar o mídia kit claro e objetivo.

Os passos serão dados de acordo com o que foi feito no Mundo Podcast, todos eles podem ser personalizados ao seu bem entender.

Vamos aos passos:

Medidas

A primeira coisa a se fazer é definir o tamanho das páginas. Acredito que a visualização em monitores widescreeen, maioria hoje em dia, se torne melhor se a página inteira do mídia kit possa ser vista sem necessidade do uso da barra de rolagem. Assim, é preferível o uso do modelo paisagem, para o Mundo Podcast usei 280mmx190mm.

Capa

Obviamente, na capa deve conter apenas o logo e nome do seu site. Nada mais é necessário.

Produzindo um mídia kit para podcast - capa

Conteúdo

Outro item indispensável ao seu mídia kit é uma breve explanação sobre o conteúdo do seu site e uma bio dos colaboradores. Aqui você deve colocar em poucas palavras sobre o que se trata seu site, qual o público. No caso de podcast também seria adequado acrescentar dados do podcast como duração e estrutura do programa a fim de informar em que momento seriam veiculadas as propagandas.

Produzindo um mídia kit para podcast - Conteúdo

A vantagem de se anunciar na internet

Muita gente ainda acha que a internet é brincadeira e que não dá pra ganhar dinheiro ou mesmo investir dinheiro nela. Não é obrigatório, mas ter um texto explicando as vantagens de se investir em divulgação na internet é muito bem-vindo. Esses detalhes podem fazer a diferença na hora de fechar um negócio.

Se precisar de ajuda, vai aí um texto padrão:

Por que anunciar em sites?

Se você vende seu produto ou serviço pela internet, não há dúvidas de que este tipo de anuncio oferece o melhor custo-benefício, basta seu anúncio ser persuasivo para conquistar o cliente. Já blogs têm uma grande aceitação e carisma na internet, isso por serem normalmente sites de lazer, onde você lê por diversão e se distrai dos problemas da vida ou mesmo do trabalho para rir um pouco ou ver coisas interessantes. Exibindo sua marca em um blog você a associa a esse carisma somando pontos para uma boa imagem de seu produto ou empresa.

No caso de podcast, o vínculo do leitor é muito maior devido à conversa direta do podcaster com o ouvinte/leitor. O ouvinte conhece e confia no conteúdo e na informação passada pelo programa, fazendo com que haja maior sucesso em campanhas publicitárias.

Os números do site (um dos mais importantes)

Neste item é ESSENCIAL que você seja completamente honesto. Nunca se preocupe se os seus números parecerem baixos, já vi sites iniciantes fecharem acordos apenas por conta da organização que tinham.

Como estamos tratando de podcasts, você precisará ter dois tipos de estatísticas em mãos, o número de downloads, nesse caso você usa o serviço que mais achar conveniente, e as estatísticas geradas pelo Google Analytics. Não importa qual seja seu sistema para contabilizar os acessos, apenas o Analytics é relevante no momento em que o anunciante escolhe onde anunciar.

Aqui você informará:

  • Quantos acessos você teve num intervalo de 30 dias em seu site.
  • Taxa de rejeição (informa a qualidade da informação veiculada em seu site, ideal até 5%)
  • Tempo de permanência do leitor no site (informa o interesse do leitor em seu conteúdo, ideal que seja maior que 1 minuto)
  • Localidade, obtida pelo Google Analytics. (informa ao anunciante onde sua campanha terá mais impacto)

Em relação ao podcast, você deve informar a média de downloads dos últimos episódios e a média de mensagens (e-mails e comentários) que você recebe em cada episódio.

Você também pode se valer de uma norma da ABPod que convenciona que cada download equivale a três ouvintes, ou seja, se você tem 100 downloads significa que são 300 ouvintes.

Coloque todas estas informações na página junto com um print-screen do Google Analytics para garantir a veracidade das informações (opicional).

Estatísticas do público

Estas são outro tipo de estatísticas que também devem entrar em seu mídia kit. Com uma simples planilha do Google Docs você pode realizar uma pesquisa para determinar seu tipo de público.

Os dados a serem inseridos na pesquisa são:

  • Faixa etária
  • Gênero
  • Escolaridade
  • Ocupação
  • Frequência de acesso ao site
  • Renda
  • Áreas de interesse

Estes sete itens já dão uma boa visão do tipo de público do seu site, deixando mais claro se é o público alvo que o anunciante procura. Você pode aumentar ou diminuir a quantidade de itens a seu gosto.

Publicidade

Agora você precisa informar aos anunciantes quais formas de publicidade ele terá em seu site. Você pode usar o plugin para Google Chrome Awsome Screenshot para fazer um print da página inteira do seu site. Em um editor de imagens você indicará todas as opções de anuncio disponíveis na Home e nas postagens.

Um Texto explicando a duração e localização do anúncio dentro do podcast também será relevante.

Produzindo um mídia kit para podcast - Locais para publicidade

Valores

Determine um valor para cada área do seu site e coloque-as no mídia kit. Quanto mais completo o documento estiver, mais precisa será a campanha publicitária, que por sua vez terá um resultado melhor, que levará a novos acordos.

Colocar o valor é opcional. Cada um decide exibir valores ou não.

Finalize o Mídia Kit com seu contato de telefone, e-mail e, se possível, Skype.

Seja honesto com os números e tenha valores justos.

Leia alguns mídia kits

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