Novos podcasts surgem todos os dias atualmente. Em tempos como esse, quando o formato está em franca ascensão no Brasil e no mundo, um dos maiores desafios para o produtor é fidelizar os ouvintes, já que é bem mais difícil manter o público em um universo tão concorrido e disputado. Mas, com planejamento e boas ideias é possível manter os seus ouvintes engajados. Veja nossas dicas:
Esteja presente em outras mídias
O planejamento multimídia é essencial para manter os ouvintes engajados em um podcast. Você com certeza tem uma temática bem definida em seu programa. Então, esteja presente também nas redes sociais, fazendo posts periódicos sobre o assunto de seu podcast. Também é possível lançar postagens antes do programa, atiçando a curiosidade dos ouvintes e fazendo-os esperar ansiosamente para ouvir o próximo episódio.
Vá além do que você aborda nos episódios. Crie conteúdos complementares, ou seja, não faça apenas o processo de colocar o material dos podcasts nas redes sociais. Nesses casos, a presença em outras plataformas se torna inútil e repetitiva. Além disso, tome muito cuidado para manter o mesmo posicionamento dos programas, evitando contradições.
Pense em brindes e sorteios
É fato que os sorteios dão muita visibilidade para qualquer página na internet. Dessa maneira, essa surge como uma ótima forma de fidelizar os ouvintes e ainda angariar um novo público. Mas, os itens sorteados não podem ser aleatórios: eles têm que condizer com a temática dos seus programas.
Pensando mais alto, você pode fazer brindes personalizados, ajudando a reforçar a marca do seu podcast e ainda conquistando o carinho dos fãs. Uma dica muito útil vem da personal organizer Raíssa Alvarez, consultora do Sweetest Home: “Pense nos brindes que podem ser úteis domesticamente ou que ajudarão a embelezar a casa dos seus ouvintes, pois assim os itens terão muito mais chances de serem usados, garantindo que seu ouvinte sempre se lembrará do programa”.
Por exemplo: se o programa for de culinária, você pode fazer um jogo americano personalizado com a sua marca. Caso você fale de games, pode fazer mousepads com a sua logo. Em qualquer temática é possível encontrar itens simples e úteis.
Planeje a periodicidade
Ninguém gosta da sensação de não saber quando terá um próximo episódio do podcast. Essa incerteza afasta muitos ouvintes. Por isso, você deve ter uma periodicidade programada, deixar o seu público ciente dessa programação e, acima de tudo, respeitar as datas. Com esse planejamento, é possível elaborar outras estratégias de fidelização, como os ganchos ao final de cada episódio, que geram curiosidade nos ouvintes.
Faça conteúdos exclusivos
Se você já tem uma base de ouvintes boa, pode pensar na criação de conteúdos exclusivos. Assim, é possível até monetizar o programa, com pequenos sistemas de assinatura mensal que dão direito ao acesso desses conteúdos.
Pode ser um episódio não publicado, materiais extras que ficaram de fora dos episódios ou até um boletim de notícias periódico sobre o tema do podcast enviado ao e-mail dos cadastrados. Para estimular ainda mais o público, vale também oferecer os brindes citados anteriormente.