Quais cuidados tomar ao produzir podcasts sobre saúde?

A produção de podcasts aumentou durante a pandemia. Com mais tempo disponível, as pessoas apostaram no conteúdo em áudio para entreter e informar a população. Além de ser uma forma de se manter ocupado e lidar com o estresse, também é uma maneira de aproveitar esse mercado em crescimento.

Com o tema saúde em alta, surgiram muitos podcasts relacionados ao Covid-19 e outras doenças. Mas se tem algo que esse assunto exige é responsabilidade. Está produzindo conteúdo sobre esse tópico? Então confira os cuidados necessários para ganhar credibilidade dos seus ouvintes:

  • Ciência: De achismo a internet está cheia. Baseie seu conteúdo em pesquisas científicas, trazendo dados relevantes e confiáveis para a população. Angélica Collado, formada em medicina e redatora do portal Saudável&Forte, ressalta que “quando o assunto é saúde, as informações podem ser atualizadas muito rapidamente, e é responsabilidade do produtor de conteúdo trazer os dados mais recentes”. Esse conteúdo demandará mais tempo de produção, especialmente na etapa de pesquisa e planejamento, porém, pode ser um diferencial para conseguir a confiança do seu público. Mais vale um podcast simples e objetivo do que com um conteúdo extenso e sem base científica para cumprir um cronograma e “encher linguiça”.
  • Fonte: Assim como os dados fornecidos, as fontes importam. Não dá para confiar em qualquer texto encontrado no Google. A fonte enriquece seu conteúdo, especialmente se especialistas ganharem voz. Trazer pequenos trechos de participantes da área da saúde, como médicos, pode complementar e validar as informações que você apresentou no episódio em questão. Se você está abordando a importância do magnésio para o bem-estar, por que não dar voz a um nutricionista que tem propriedade para falar sobre?

Três podcasts para você começar a seguir e se inspirar

  • Detetives da saúde: Produzido pela Revista Saúde, esse é um exemplo de conteúdo interessante e confiável dentro da área. Nos episódios o ouvinte aprende sobre alimentação, bem-estar físico, saúde emocional, exercícios físicos e medicina. Três especialistas participam complementando as informações trazidas e derrubando os temíveis fake news.
  • Medicina em debate: O nome por si só já é bem interessante. Em seus episódios os produtores têm o cuidado de tornar compreensível para todos variados temas da área médica, política e saúde em geral, tudo baseado em evidências. Quase todos os episódios contam com participação especial.
  • Saúde sem complicações: Produzido pelo Jornal da USP (Universidade de São Paulo) este programa vai ao ar semanalmente, toda terça-feira. Especialistas comentam diversos temas relacionados à saúde. A intenção é aproximar a Universidade da comunidade.

Agora que você já sabe os cuidados necessários, que tal se organizar para criar seu primeiro podcast sobre o tema?

Gostou das dicas? Comente abaixo e nos conte um pouco mais sobre seu projeto!

About the Author
O Mundo Podcast é um portal que agrega podcasts, colunas, artigos e tutoriais inteiramente voltados a produção e audição de podcasts.