Em 2014 o termo podcast está fazendo 10 anos e ainda temos dificuldades de explicar o que é podcast.
Por incrível que pareça, em 2014, o mais comum ainda é chamar de “programa de rádio na internet” e explicar que “pode assinar, como uma revista“. Isso para pessoas que, em sua maioria, não ouvem mais rádio e nunca assinaram uma revista na vida!
Todos que se conectam í Internet hoje conhecem conteúdo sob demanda. Talvez não sabem que tem esse nome, mas sabem que toda segunda e quinta-feira tem vídeo novo do Porta dos Fundos no YouTube. E que se não conseguirem acessar no horário que o vídeo é lançado, não tem problema: podem assistir na hora que quiserem. Podem até rever vídeos antigos. Existe a opção de assinar o canal, mas mesmo que não o façam, sabem como consumir. E, o mais importante, consomem os vídeos!
Podcast é exatamente o explicado acima. E ainda melhor, pois você pode fazer o download e ouvir na hora e no LUGAR que quiser.
Foi exatamente por isso que criei o YouTuner. Será que, se o podcast fosse apresentado de uma maneira fácil como um vídeo de YouTube, conseguiríamos atrair novos ouvintes para a mídia?
Na próxima vez que for apresentar podcast para alguém, pare de focar nos aspectos técnicos e apenas peça para a pessoa baixar agora e ouvir quando quiser.
PS: Experimente também enviar o link do episódio no YouTuner para quem ainda não teve contato com a mídia. Vai que ele não goste muito do que você indicou (MRG) mas encontre outro podcast lá (Fronteiras da Ciência) e não pare mais de ouvir? Isso aconteceu por aqui.