4 maneiras de incentivar crianças a gostarem de podcasts

Legenda: Podcasts infantis incentivam a concentração e imaginação / Autor: Alireza Attari / Fonte: Unsplash

Em um mundo repleto de telas que cerca as crianças por todos os lados e, muitas vezes estão na palma de suas mãos, pode ser um desafio fazer com que elas se interessem em conteúdo sem estímulo visual. Mas saiba que incentivar o hábito de ouvir podcasts traz muitos benefícios para os pequenos.

Escutar ao conteúdo sem ter a imagem pronta estimula as crianças a imaginarem e visualizarem figuras para o que estão ouvindo. Esse tipo de áudio também ajuda no desenvolvimento da concentração, já que para compreenderem eles precisam estar mais focados. Além disso, existe muito conteúdo bacana para os pequenos aprenderem sobre temas variados.

Mas não pense que basta colocar o fone no ouvido dos seus filhos e dar o play num conteúdo qualquer. Os pais precisam participar criando um ambiente favorável e interessante para que eles gostem desse tipo de conteúdo.

Já que o Brasil é o país com mais crescimento na produção de podcasts, esse pode ser um bom momento para inseri-los na vida dos pequenos. Por isso, selecionamos algumas dicas para você estimular seus filhos a desenvolverem esse hábito, lembrando que não se deve forçar nenhuma prática. O interesse deve ser despertado de forma lúdica, natural e aos poucos.

Escolha coerente com a idade: A primeira etapa é fazer uma escolha coerente com a idade dos seus filhos. Existe muito conteúdo interessante, mas é necessário filtrar para que seja adequado para a faixa etária. Esse cuidado deve ser ainda maior no caso de crianças maiores, que já estão entrando na adolescência. Sempre ouça os episódios antes de dar o play para seus filhos, é importante que venha de encontro com sua linha educacional e valores.

Cuidado com o tema e o tempo: Para que seus filhos gostem da iniciativa, procure por um podcast que seja do interesse da criança. Se seus filhos gostam de dinossauro, por exemplo, vale a pena procurar por uma história que envolva essa narrativa. Também preste atenção na duração, comece com pequenos episódios para não cansar os pequenos. A boa notícia é que, de acordo com dados da equipe de parentalidade do UniversoDelas, o número de podcasts voltados para toda a família cresceu pelo menos 20% desde o início da quarentena, em março.

Crie um ambiente favorável: É claro que se um desenho interessante estiver passando na televisão, ele vai atrair mais a atenção da criança. Criar um ambiente sem distrações é a melhor forma de obter sucesso. Você pode deixar o episódio tocando enquanto dá banho nos seus filhos, por exemplo. Uma contação de história pode ser interessante nesse momento. Auxilie seus filhos com interação: Com todos os pontos acertados é hora de ganhar a atenção deles. E para garantir sucesso é preciso sentar e brincar com seus filhos. Use dos recursos lúdicos, aposte em brinquedos, especialmente para entreter as crianças em torno de 5 anos. Tente combiná-los com o episódio do podcast. Se vocês vão ouvir uma história, busque elementos que auxiliem a criança na imaginação.

About the Author
O Mundo Podcast é um portal que agrega podcasts, colunas, artigos e tutoriais inteiramente voltados a produção e audição de podcasts.