8 dicas de marketing de podcast que você não pode ignorar

Nos últimos anos, os podcasts se tornaram um dos canais de marketing mais procurados para as marcas. 2021 detém o recorde de horas gastas ouvindo podcasts com 15 bilhões de horas nos Estados Unidos. Uma pesquisa realizada no Brasil em 2019 constatou que mais de 40% dos brasileiros ouvem podcasts. Não há dúvida de que vale a pena investir no marketing do seu podcast atualmente.

Embora não haja uma abordagem única para o marketing de podcast, aqui estão 8 das melhores dicas e estratégias de marketing de podcast para aumentar seu jogo de marketing de podcast sem usar serviços de promoção.

1. Pareça um profissional

Se há algo que você deseja evitar ao fazer um podcast, é se tornar um amador. Os consumidores de podcast esperam algum tipo de nível básico de know-how dos podcasters. É por isso que você deve parecer e soar como um profissional desde o início, se quiser que seus ouvintes o levem a sério.

Uma das primeiras coisas que os novos assinantes notarão é a sua marca. Qual é a sua imagem de marca? Qual é a sua identidade? Você projetou um logotipo para o seu podcast?

Se você puder responder a essas perguntas com clareza, provavelmente está no caminho certo com o marketing de seu podcast.

2. Crie uma lista de e-mail

O marketing por e-mail tem um dos maiores retornos de investimento entre os canais de marketing digital. O marketing por e-mail também serve como uma maneira simples de se conectar com seus fãs em um nível mais pessoal.

Portanto, se você tiver um podcast, certifique-se de coletar os endereços de e-mail de seus ouvintes. Com essa lista, você pode enviar uma mensagem personalizada ao seu público sempre que publicar um novo episódio.

Se você pretende fazer mais do que apenas novas notificações de podcast, uma lista de e-mail ainda ajudará muito no marketing de seu podcast.

3. Potencialize o seu público convidado

Pense em seus convidados como seus melhores promotores. Convidar pessoas interessantes em seu podcast oferece uma experiência única para seus ouvintes e permite que você produza episódios mais envolventes. Concentre-se em trabalhar com podcasters dentro do seu nicho, bem como aqueles com um público semelhante.

Para tornar o seu podcast mais popular, é sempre melhor para o seu convidado ser uma personalidade bem conhecida com seu programa e ouvintes, sejam eles influenciadores ou especialistas do setor.

Convidar pessoas de amplo alcance exporá seu podcast a um grande público e tornará mais fácil para você aumentar o número de assinantes.

4. Escale com o YouTube

Outra estratégia para impulsionar o seu podcast é converter o áudio em um vídeo do YouTube e chamá-lo de “Entrevista com…”. Essa é uma ótima maneira de obter dupla exposição para seus podcasts.

A maneira mais simples de redirecionar um podcast para o YouTube é converter o arquivo MP3 em um arquivo MP4. Uma opção melhor – embora consuma mais recursos – de fazer upload para o YouTube é gravar conteúdo de vídeo e áudio enquanto faz um episódio de podcast.

Publicar episódios completos é ótimo, mas outra maneira de adicionar variedade ao seu conteúdo é cortar o vídeo do YouTube em clipes. Você pode criar clipes dignos de nota de episódios completos. Dessa forma, você pode segmentar melhor os membros de seu público que consomem vídeos mais longos e aqueles que preferem clipes mais curtos. Os novos visualizadores também podem visualizar facilmente esses clipes e ter uma noção do que é o seu podcast.

5. Envie para sites de podcast (Podcatchers)

Podcatchers, também chamados de agregadores ou diretórios de podcast, são aplicativos que reproduzem podcasts. Alguns dos podcatchers mais populares incluem podcasts da Apple, Spotify, Stitcher, SoundCloud, Google Podcasts, Castro, Downcast, Overcast, Podcast Addict, Podcast Republic e TuneIn. Experimente cada aplicativo para descobrir qual funciona melhor para você e seus ouvintes.

Depois de selecionar alguns podcatchers de sua escolha, crie contas com eles e envie seu feed RSS. Todos os seus novos episódios serão publicados automaticamente em cada plataforma.

6. Publique no Strategic Times

A melhor abordagem para melhorar seu marketing de podcast é ter uma programação consistente sobre a frequência de lançamento de novos episódios.

Uma prática recomendada é postar seus episódios de podcast em dias da semana específicos. Isso ajudará seu público a saber quando esperar seus novos lançamentos e a antecipar e se preparar melhor para eles.

Ter uma programação consistente ajudará muito a criar seguidores leais ao seu conteúdo – clientes que acompanham sua plataforma para garantir que não percam novos uploads.

7. Seja um convidado em outros podcasts

Se você já está acostumado a convidar pessoas para seus podcasts, comece a fazer o oposto: vá para os podcasts de outras pessoas como um convidado.

Basta ir a qualquer site de podcast e navegar pelas várias categorias para encontrar podcasts em seu nicho. Uma vez feito isso, estenda a mão e faça aquela aparição de convidado. Você apresentará seu conteúdo a um público complementar e provavelmente atrairá mais seguidores.

8. Fique ocupado com marketing de mídia social

Se você deseja comercializar seus podcasts melhor, deve promovê-los nas redes sociais. Para tirar o máximo proveito das plataformas sociais, certifique-se de personalizar as postagens para cada uma delas. Saiba o que funciona no Facebook e implemente e faça o mesmo para outras plataformas.

Outra ótima maneira de fazer com que as pessoas se envolvam com seus podcasts é abrir uma discussão sobre o tópico que você irá abordar. Pergunte à comunidade o que pensam sobre o assunto e faça com que se sintam importantes.

Conclusão

O marketing de podcast é um processo de tentativa e erro e nova tentativa. Você implementa coisas diferentes para ver o que funciona e o que não funciona.

Certifique-se de experimentar todas as dicas mencionadas aqui para descobrir o que faz isso por você.

Depois de obter essas estratégias de trabalho, use-as para atrair assinantes para o seu podcast e abrir novas maneiras de outras pessoas encontrarem você.

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